• Carregando...
Carlos Alberto Torres, Pelé e Marcos Senna participaram no evento no Empire States Building em homenagem ao New York Cosmos | Divulgação New York Cosmos
Carlos Alberto Torres, Pelé e Marcos Senna participaram no evento no Empire States Building em homenagem ao New York Cosmos| Foto: Divulgação New York Cosmos

Pelé e Carlos Alberto Torres participaram nesta quinta-feira de uma homenagem pela retomada do New York Cosmos, clube pioneiro no futebol profissional dos Estados Unidos. Os dois, junto com o brasileiro naturalizado espanhol Marcos Senna, contratado como uma das estrelas da equipe nova-iorquina, estiveram em um evento no Empire State Building, o prédio mais famoso de Nova York, que foi iluminado de verde, a cor do Cosmos.

Pelé, que é presidente de honra do time, e Carlos Alberto, entre outros ex-jogadores, estão em Nova York para participar do retorno das atividades do Cosmos após 29 anos. O retorno do time é bancado pela gigante da aviação Flight Emirates, que, entre outros, também patrocina o inglês Arsenal, o espanhol Real Madrid e o francês Paris Saint-Germain. Sábado, o time joga contra o Fort Lauderdale Strikers, no Estádio da Universidade de Hofstra, pela Liga Norte-Americana de Futebol (NASL, da sigla em inglês).

Pelé, que é presidente de honra do time, e Carlos Alberto, entre outros ex-jogadores, estão em Nova York para participar do retorno das atividades do Cosmos após 29 anos. Sábado, o time joga contra o Fort Lauderdale Strikers, no Estádio da Universidade de Hofstra, pela Liga Norte-Americana de Futebol (NASL, da sigla em inglês).

Mesmo ainda não podendo jogar a principal liga americana - a MSL não permite que equipes sem estádios participem da disputa, mas se diz de portas abertas para o clube -, o retorno do Cosmos está sendo bastante comemorado. "Nunca poderemos esquecer as excelentes recordações de quando jogávamos no Cosmos. Fico muito contente que a equipe tenha retornado e de poder estar aqui com meu amigo Carlos Alberto, além da família Chinaglia", disse o Rei, referindo-se a Giorgio Chinaglia, jogador italiano que também jogou no Cosmos nos anos 70.

Na metade da década de 70, com o dinheiro da gigante da comunicação Time Warner, que tinha interesse em desenvolver o futebol nos Estados Unidos, o Cosmos contratou vários ídolos internacionais. Além da dupla brasileira tricampeã do mundo em 1970, também jogaram pelo clube o alemão Franz Beckmbauer, o holandês Johan Cruyff, o cérebro do Carrossel Holandês, vice na Copa da 74, e um jovem atacante paraguaio chamado Romerito, que na década de 80 viraria ídolo do Fluminense.

Retorno

Em 14 anos de atividade, o Cosmos jogou 359 partidas, com 221 vitórias, 18 empates e 120 derrotas. Antes da reestreia deste sábado, dirigentes tentaram reerguer o time nova-iorquino outras vezes. Em 2009, o ex-presidente da equipe inglesa Tottenham Hotspur, Paul Kemsley, adquiriu o time. Pelé chegou a participar da tentativa de retomar o Cosmos à época, mas o clube ficou apenas com equipes amadoras, sem time profissional.

Em 2011, o ex-jogador francês Eric Cantona, ídolo do Manchester United, foi contratado como diretor de futebol. Sob seu comando, o Cosmos chegou a fazer uma excursão pela Ásia, mas mais uma vez o projeto não decolou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]