• Carregando...
Alceni Guerra, vice do Coritiba, diz que a Primeira Liga ainda vai tentar um acordo com a CBF, mas que “sai de qualquer jeito”. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Alceni Guerra, vice do Coritiba, diz que a Primeira Liga ainda vai tentar um acordo com a CBF, mas que “sai de qualquer jeito”.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A antiga Copa Sul-Minas já tem dada para começar. A primeira rodada da recém-criada Primeira Liga está marcada para o dia 28 de janeiro de 2016.

A definição ocorreu em reunião nesta quinta (8), em Curitiba. Serão seis jogos entre os 12 participantes da primeira edição da competição, divididos em três grupos de quatro equipes. A final está programada para o dia 30 de março, uma quarta-feira, em jogo único, em local ainda indefinido. Em dois meses, sai o campeão.

O torneio terminaria logo após a 12ª data dos estaduais, certame com 19 dias reservados no calendário da CBF.

Há ainda alguns conflitos no calendário com a primeira fase da Libertadores, possivelmente com Grêmio e Atlético-MG classificados.

O presidente da Primeira Liga, Alexandre Kalil, comemorou o resultado da reunião, realizada na Arena da Baixada. “Os clubes se mostraram mais uma vez unidos em torno da proposta. Faltam alguns detalhes técnicos, mas estamos com pressa. Estou por conta. O torneio já está na rua e na boca do povo”, comemorou.

Os jogos serão disputados em datas alternadas aos estaduais do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Não haverá conflitos de datas. Há apenas um ajuste a ser feito no Gaúcho, mas os representantes do Inter e do Grêmio garantem que não haverá problema algum”, contou Alceni Guerra, representante do Coritiba na reunião.

ENQUETE: é justo Paraná e Coritiba receberem ajuda do poder público?

Participe com o seu voto

Estão confirmados para a primeira edição Atlético, Coritiba, Criciúma, Figueirense, Grêmio, Internacional, Atlético-MG, Cruzeiro, Flamengo e Fluminense. Outros dois serão definidos por critério técnico. “Hoje o ranking da CBF [usado como base] mostra que os dois serão América-MG e Avaí, mas até o fim do ano pode mudar”, afirmou Guerra. Os clubes decidiram que um estado não pode ter quatro representantes.

Alexandre Kalil saiu direto de Curitiba para o Rio , onde se reunirá nesta sexta-feira com representantes de uma das televisões interessadas. Na noite desta quinta se reuniu com uma empresa que pretende comprar o naming rights do torneio. “São várias propostas de tevês abertas e fechadas, além de empresas. Vamos vender tudo”, garante Kalil.

Um novo encontro vai ocorrer na última semana de outubro. Neste período serão definidos detalhes técnicos sobre a competição, inclusive como será a arbitragem e quem julgará os casos disciplinares.

“A hipótese de uma parceria com a CBF não está descartada. O Kalil vai se encontrar com o presidente (Marco Polo) Del Nero nesta sexta para tentar um entendimento. A Liga sai de qualquer jeito, mas é preferível que haja a parceria”, explicou Guerra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]