Assinaturas Classificados
Assinaturas

Futebol

Publicidade
mercado

Acordo Manchester United-GM eleva patrocínio a novos patamares

Contrato da montadora americana com o clube inglês passa a valer a partir de 2014. Valor não foi revelado, mas estima-se que foi fechado por quantia recorde

03/08/2012 | 18:31 |
  • Comentários

O acordo recorde do Manchester United para colocar a marca Chevrolet em suas famosas camisas vermelhas mostrou o poder do marketing da Liga Premier Inglesa que já comanda o mais lucrativo contrato de TV no mundo do futebol.

Carregar o nome de um patrocinador é altamente eficaz e uma forma nada sutil de marketing que tem sido característica do futebol europeu desde a década de 70. No entanto, o acordo da United com a General Motors certamente conduzirá para cima os valores pedidos por outros clubes europeus de ponta para transformar seus jogadores em outdoors ambulantes.

O Manchester United, que pertence à família norte-americana Glazer, e que planeja listar-se na Bolsa Valores de Nova York (NYSE, na sigla em inglês), foram campeões ingleses num recorde de 19 vezes e alegam ter 659 milhões de seguidores no mundo --mais do que qualquer outro clube.

"O Manchester United, como a maior marca do mais popular esporte do mundo, vai se tornar uma proposta atraente", disse Austin Houlihan, do grupo de serviços financeiros Deloitte.

Ter o nome exposto em uma camisa de time dá aos patrocinadores 90 minutos de exposição garantida em partidas que atraem elevadas audiências globais num momento em que grande parte da mídia tem se dividido em nichos de mercado.

"É uma oferta muito mais valiosa estar dentro de programas em camisas de times do que a publicidade que gira em torno (dos jogos) quando os telespectadores podem mudar de canal", afirmou Danny Townsend, presidente da empresa de análise de marcas Repucom para Europa, Oriente Médio, África e sul da Ásia.

O United e a GM não confirmaram o valor do negócio que verá a Chevrolet substituir a corretora de seguros Aon como a marca das camisas do Manchester United a partir de 2014, sob um acordo com prazo de sete anos.

      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 49,90 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade