• Carregando...
O artilheiro Kléber e o técnico Gilson Kleina conversam durante treino: ataque alviverde deslanchou em 2016. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
O artilheiro Kléber e o técnico Gilson Kleina conversam durante treino: ataque alviverde deslanchou em 2016.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O desempenho ofensivo do Coritiba, uma das preocupações para a temporada, vem surpreendendo em 2016. Em números absolutos, o Alviverde tem o terceiro melhor ataque do Brasil, com 41 gols, atrás apenas do Grêmio, que lidera com 45, e do Ceará, com 42. No quesito eficiência, porém, ninguém bate o Coxa. Em 18 partidas, a média alviverde é de 2,2 gols por jogo, superior à marca de todos os concorrentes.

Em pouco menos de três meses de temporada, o Coxa fez 60% dos gols que marcou em todo o ano de 2015, quando o time chegou a 41 bolas na rede somente em julho, na 13.ª rodada do Nacional.

RANKING: veja a lista com os ataques mais poderosos do país em 2016

Desde o início deste ano, o Coritiba deu mostras de que seria um time diferente. Largou na temporada com a goleada por 4 a 0 sobre o Cascavel e marcou pelo menos três gols em 10 oportunidades, feito que só havia alcançado seis vezes em 2015.

Em alta, Coritiba encaminha final para o Couto Pereira

Leia a matéria completa

A fartura de gols alviverde impulsionou a arrancada recente do clube. São seis vitórias consecutivas, período em que marcou 17 vezes, quase três por jogo. Neste período, marcou ao menos dois gols em todas as partidas e fez três ou mais em quatro delas.

A boa fase é também sustentada pelos números de Kléber no ano. Apesar de desfalcar o Coxa no último confronto, ida da semifinal do Paranaense, contra o PSTC, o Gladiador já fez 12 gols em 10 jogos, números que o colocam na terceira posição na tabela de artilheiros do Brasil no ano – Rodrigão, da Campinense-PB, tem 16, e Nando, do ABC-RN, tem 14. Em 2015, por exemplo, o artilheiro da equipe no Brasileirão foi o centroavante Henrique Almeida, que marcou os mesmos 12 tentos, em 20 jogos.

A eficiência no ataque coritibano é comprovada pela rotatividade da artilharia. Foram 13 jogadores diferentes a balançar as redes, com destaque, além de Kléber, para o meia Juan e para o atacante Leandro, que já marcaram seis vezes cada. O meia igualou as melhores marcas da carreira em gols anotados – marcou seis tentos em 2006 e 2009, quando jogava pelo Flamengo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]