• Carregando...
O Coritiba enfrentou o Holanda, do Amazonas, na estreia da Copa do Brasil de 2009. | Ricardo Oliveira/Agência Estado
O Coritiba enfrentou o Holanda, do Amazonas, na estreia da Copa do Brasil de 2009.| Foto: Ricardo Oliveira/Agência Estado

O Coritiba que estreia nesta quarta-feira (4) na Copa do Brasil, às 22 horas, contra o Villa Nova, tem um histórico de confrontos no mínimo diferentes na primeira fase dessa competição. A lista passa por um jogo com o Holanda – que não é do Robben – e vai até um jogo suspenso minutos antes de a bola rolar.

Este último ocorreu em 2013, contra o Souza da Paraíba. Para o ex-supervisor de futebol do clube, Paulinho Alves, que ficou sete anos liderando as viagens do time alviverde pelo país, esse jogo que não ocorreu foi o mais bizarro que ele viu em inícios do torneio nacional.

“Passamos por uma viagem desgastante, que incluiu um trecho de avião e outro de ônibus. Foi muito cansativo. O time estava no aquecimento quando o delegado chegou com a liminar cancelando a partida. Ainda tivemos que voltar lá para jogar outro dia, acumulando um jogo em cima do outro”, lembra.

Na ocasião, o CSP tinha ganhado a vaga por ter sido campeão da Copa da Paraíba. Porém, como essa competição teve apenas três clubes, foi considerado inválido pelo STJD para classificar para a Copa do Brasil, o que deu a vaga para o Souza. O CSP recorreu e conseguiu cancelar a partida, que ocorreria normalmente 15 dias depois, com vitória coxa-branca por 3 a 0.

Entre outros confrontos curiosos está o jogo com o Holanda, do Amazonas. O time, fundado em 2007, só tinha dois anos em 2009 quando foi eliminando pelo Coxa no jogo de volta, com destaque para o meia Pedro Ken. Na ocasião, o então presidente do clube amazonense, Paulo Radin, afirmou que, pela história dos dois clubes, “somos um grão e o Coritiba é a praia toda”.

Em 2010, o adversário alviverde foi a Luverdense, quando o time atualmente na Série B era pouco conhecido. “Foi mais uma viagem braba, que fizemos uma parte de ônibus também. Fora o calor, as condições do gramado. Nessa primeira fase é normal, inclusive, encontrar campos muito ruins”, admite Alves.

Outros adversários curiosos que o Coritiba já enfrentou foram o CFZ, do Distrito Federal, em 2005, e o Poções, da Bahia, no ano 2000. Em 20 oportunidades que o time alviverde jogou a primeira fase da Copa do Brasil, foram viagens para 13 estados diferentes: duas viagens para o Amazonas, uma para o Mato Grosso do Sul, duas para o Rio Grande do Sul, uma para a Paraíba, uma para Mato Grosso, uma para o Pará, duas para o Ceará, uma para o Distrito Federal, três para São Paulo, uma para Espírito Santo, três para o Bahia, uma para Goiás e uma para Alagoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]