• Carregando...
Wilson é abraçado pelos jogadores do Coritiba. | DIEGO LIMA/AFP
Wilson é abraçado pelos jogadores do Coritiba.| Foto: DIEGO LIMA/AFP

O Coritiba ganhou a primeira partida fora do Brasil em um torneio oficial, Wilson brilhou na disputa de pênaltis contra o Belgrano e garantiu a equipe paranaense nas quartas de final da Copa Sul-Americana.

No tempo normal, o Coxa venceu o time argentino em Córdoba por 2 a 1, devolvendo o mesmo placar da derrota do jogo de ida. Na decisão por penalidades máximas, 4 a 3 para o Alviverde. O goleiro Wilson pegou dois pênaltis e ainda converteu uma cobrança, tornando-se protagonista da vitória histórica.

Com a classificação, o time do Alto da Glória ainda garante a premiação de US$ 450 mil, o equivalente a R$ 1,4 milhão, por chegar às quartas de final. Na próxima fase, o Coxa terá um pedreira: enfrenta o Atlético Nacional, da Colômbia, atual campeão da Libertadores. A partida de ida será no Couto Pereira em 19 ou 20 de outubro.

DESTAQUES: confira quem foram os melhores e piores em campo

LANCE A LANCE: Veja como foi Belgrano x Coritiba

“É um momento muito marcante para todos nós, para a história do clube, chegar onde nunca chegou em uma competição internacional. Está todo mundo de parabéns”, valorizou Wilson.

O jogo

Mesmo diante de um estádio lotado de fanáticos pelo time de Córdoba, o Coxa jogou bem melhor do que na ida. Resultado, entre outros motivos, da escalação ousada do técnico Paulo César Carpegiani com quatro atacantes, incluindo Iago e Vinícius aos titulares Kazim e Leandro.

O começo da partida, no entanto, não foi dos mais animadores para o Alviverde. Após um início nervoso, quem abriu o placar foram os donos da casa, em uma bobeira defensiva alviverde. Aos 29 minutos, o Belgrano fez uma troca de passes de cabeça e Bieler fez um golaço de bicicleta.

CURTA a página Coritiba Campeão do Povo no Facebook

O Coxa reagiu bem ao gol. Alan Santos mandou uma bola na trave de cabeça. Mas quem conseguiu empatar mesmo foi o atacante Iago, aproveitando um cruzamento aos 42 minutos de Benítez. O paraguaio foi uma surpresa do técnico coxa-branca para essa partida, improvisado na lateral direita.

Iago marcou o primeiro gol do Coxa na Argentina.DIEGO LIMA/AFP

No segundo tempo, o Coritiba seguiu em busca da virada. E ela veio aos 19 minutos após cobrança de escanteio de Juan. O zagueiro Nery Bareiro foi mais esperto que a defesa adversária e cabeceou forte para o fundo da rede.

Até o final do jogo se viu foi muito nervosismo dentro de campo e na arquibancada, diante do receio da eliminação. Mesmo melhor, o Coxa não conseguiu fazer o terceiro gol que garantiria a classificação sem a decisão dos pênaltis.

Nas penalidades, o Coritiba começou atrás depois que Leandro desperdiçou a primeira cobrança. Depois, porém, Bernardo, Juan, Gonzalez e Wilson fizeram seus gols. O goleiro alviverde pegou as cobranças de Luna e Suarez garantindo a festa coxa-branca na argentina.

Confira quem foram os destaques da partida:

Craque

Wilson

O goleiro do Coxa foi decisivo na histórica classificação na Argentina. Nas cobranças de pênaltis, além de converter a cobrança que deu a vantagem do 4 a 3, defendeu a penalidade que classificou a equipe para as quartas de final da Sul-Americana.

Bonde

Álvarez Suárez

O meia do Belgrano entrou no segundo tempo, tendo pouca participação efetiva. Por fim, perdeu o pênalti que eliminou o time da casa.

Guerreiro

Juan

A volta do experiente jogador foi importante para o Coritiba suportar a pressão e ter desafogo na bola de parada. De seus pés, saiu o gol que levou a partida aos pênaltis.

Gols

1º tempo

1 x 0 (29 min) – Na pequena área, Bieler, de bicicleta, completa o lance após troca de passes na área do coxa.

1 x 1 (42 min) – Após boa jogada de Leandro, Iago, de cabeça, completa cruzamento de Benítez.

2º tempo

1 x 2 (19 min)Nery Bareiro antecipa a zaga e, de cabeça, completa cobrança de escanteio de Juan.

Chave do jogo

Wilson herói nos pênaltis. O camisa 84 pegou duas penalidades e ainda converteu uma cobrança.

Cartões

Amarelos: Farré (Belgrano); João Paulo (Coritiba)

Próximos jogos:

Coritiba: América-MG (casa); Internacional (fora); Figueirense (casa)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]