• Carregando...
Kléber é a principal aposta de Gilson Kleina para que o Coritiba volte a ter um atacante goleador confiável para o ano todo. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Kléber é a principal aposta de Gilson Kleina para que o Coritiba volte a ter um atacante goleador confiável para o ano todo.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Preocupação do técnico Gilson Kleina, o ataque é incômodo para o Coritiba há quatro temporadas. O último centroavante com regularidade do Alviverde foi Bill, em 2011, com 27 gols ao longo do ano – 12 pelo Paranaense, 4 pela Copa do Brasil e 11 no Brasileiro.

Desde então, o Coxa não emplaca um atacante goleador confiável. Sintoma clado dessa dificuldade é que por três anos seguidos o clube teve meias liderando a lista de artilheiros. Em 2012, o meia Éverton Ribeiro anotou 18 tentos na temporada. Em 2013 e 2014, outro meia-cancha, Alex, acabou como o artilheiro coxa-branca, com 20 e 8 bolas na rede, respectivamente.

No ano passado, a espera por um matador parecia ter chegado ao fim. Cria da base, Rafhael Lucas surgiu como artilheiro do Paranaense, com 12 gols. O jovem coxa-branca, entretanto, virou reserva no Brasileiro e registrou apenas dois tentos – fez outros dois na Copa do Brasil.

Quem apareceu para concluir as jogadas no Nacional foi Henrique Almeida. Ele veio do Botafogo, por empréstimo, e mandou 12 bolas para as redes.

Neste ano, nem Rafhael Lucas, nem Henrique Almeida seguem no Coritiba. Em baixa, Rafhael Lucas foi emprestado ao Goiás e jogará a Segunda Divisão do Brasileiro. Henrique Almeida, por sua vez, negociou a permanência com o Coxa, mas fechou com o Internacional.

Contratações

O Coritiba segue em busca de contratações, especialmente para o setor ofensivo. O clube está negociando com dois jogadores estrangeiros. O meia Acosta, 21 anos, deve vir por empréstimo do Boca Juniors. O outro é o atacante Jorge Ortega, de 24 anos, do Sportivo Luqueño-PAR, que já foi pretendido pelo Botafogo

Enquanto ainda busca por reforços para o setor, a esperança da diretoria do Coritiba, e do treinador Gilson Kleina, é ver Kléber Gladiador despontar como o camisa 9 que o clube precisa e aguarda há quatro anos. O jogador estreou no Paranaense com dois gols na vitória por 4 a 0 sobre o Cascavel, no sábado (30).

“No ano passado o Henrique Almeida jogava mais na frente e era ele [Kléber] quem vinha buscar essa bola. Mas eu preciso dele centralizado. Quando ele jogava no Palmeiras e no Cruzeiro ele mostrava essa característica”, comentou Kleina, após o duelo.

KLÉBER GLADIADOR: “Não podia deixar o Coritiba sem jogar o meu melhor futebol”

O técnico lembra as melhores fases de Kléber dentro da área. O Gladiador viveu no Cruzeiro seu auge como artilheiro. De 2009 a 2010, marcou 38 vezes em 60 partidas, média de 0,6 por confronto. No entanto, a partir daí as médias só caem.

No Palmeiras, de 2010 a 2011, foram 34 gols em 77 jogos, média de 0,4. Depois, no Grêmio, de 2012 a 2014, foram 39 tentos em 124 duelos, média de 0,3. Por último, Kléber defendeu o Vasco, em 2014, e comemorou seis vezes em 28 compromissos, média de 0,2.

Contratado no ano passado, Kléber anotou somente um gol no Brasileiro. Além dele, o Coxa conta para o ataque com os jogadores Evandro, Guilherme, Leandro, Vinícius e Negueba.

Relembre os artilheiros do Coritiba nos últimos cinco anos:

  • 2011 – Bill (atacante), 28 gols
  • 2012 – Éverton Ribeiro (meia), 18 gols
  • 2013 – Alex (meia), 20 gols
  • 2014 – Alex (meia), 8 gols
  • 2015 – Rafhael Lucas (atacante), 16 gols
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]