• Carregando...
 | Hugo Harada/Gazeta do Povo
| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Comemorar os 30 anos do título brasileiro do Coritiba sobre o Bangu, conquistado no Maracanã, em 1985, com uma cerveja gourmet produzida especialmente em homenagem à histórica conquista. E que, de quebra, leva uma alusão ao escudo e ao nome do clube no rótulo: Coritipa Hop.

Esta é a experiência que o bar Salty Pub, localizado nas imediações do Couto Pereira, oferecerá aos coxa-brancas no próximo sábado (1º), a partir das 14 horas. Mas atenção: a edição é limitada e será oferecida como cortesia apenas aos 85 primeiros clientes que adentrarem a casa. O valor da entrada é R$ 20.

“A gente planeja lançar em breve a cerveja para venda. Mas, neste sábado, em homenagem ao título, vamos disponibilizar essa edição especial”, explica o dono do bar e um dos idealizadores da criação, Cássio Salgado.

Segundo Salgado, a ideia tomou corpo quando um grupo de torcedores resolveu unir duas paixões — cervejas especiais e o amor pelo Coxa. “A gente vivia conversando sobre cerveja e o bar fica em frente ao estádio. Como só vendo cervejas especiais, tivemos essa ideia”, relata.

A inspiração para o nome veio do tipo de líquido idealizado, uma cerveja IPA. O nome é sigla para India Pale Ale, modelo surgido na Inglaterra, caracterizado por representar uma versão mais potente e amarga do que a tradicional pilsen, por exemplo. Salgado, entretanto, faz uma ressalva.

“Queríamos uma cerveja deste tipo, mas que não fosse demasiadamente forte, porque a IPA é muito amarga. Então, mantivemos o tipo de cerveja, mas deixamos ela mais suave”, detalha o torcedor, que vê semelhanças entre os maltes e lúpulos da cerveja coxa-branca com o time que conquistou o título em 1985.

“O time não parecia ser nada demais, mas mesmo assim surpreendeu e levou o título. É como a cerveja, que parece não ser tão poderosa, mas pode chegar onde o Coritiba chegou”, compara, apostando no sucesso da composição, produzida pela cervejaria Schmitz Bierhaus.

“Lembro que tinha apenas 13 anos e não pude viajar para ver o jogo. Acabamos ficando em casa e vendo pela tevê. Lembro até hoje da festa do título, da cidade em êxtase, da nossa família na janela de nossa casa na Avenida Manoel Ribas, hasteando bandeiras do Coxa e vendo os carros passarem buzinando e a festa nas ruas”, rememora Salgado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]