• Carregando...
Artilheiro e líder em campo, o atacante Kléber é a grande esperança coxa-branca para ir longe na competição sul-americana. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Artilheiro e líder em campo, o atacante Kléber é a grande esperança coxa-branca para ir longe na competição sul-americana.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O Coritiba estreia na Copa Sul-Americana nesta quinta-feira, às 21h45, enfrentando o Vitória na Fonte Nova já pela segunda fase do torneio. A partida, que marca o primeiro jogo internacional do time no ano, evidencia o baixo aproveitamento dos estrangeiros contratados para a temporada.

O atual elenco alviverde conta com cinco estrangeiros: o atacante Kazim (inglês naturalizado turco), o lateral-esquerdo César Benítez (paraguaio), César González (venezuelano), o zagueiro Nery Bareiro (paraguaio) e o atacante Jorge Ortega (paraguaio). Sem espaço, o volante paraguaio Cáceres já havia deixado o Alto da Glória em junho.

FICHA TÉCNICA: Confira os prováveis times de Coritiba e Vitória para o duelo em Salvador

Excetuando o caso de Benítez, titular contra o Santos na rodada passada do Brasileirão, nenhum outro estrangeiro vem sendo escalado pelo técnico Paulo Cesar Carpegiani. Kazim se lesionou contra o Cruzeiro, pela 20.ª rodada da Série A. Liberado pelo departamento médico, ainda está em fase de recuperação. González, também conhecido como El Maestrico, passou por uma artroscopia e está na mesma condição do turco, ainda em busca de melhor performance física. Os demais não integram o time titular por opção técnica e tática de Carpegiani.

Garimpo ruim

Qual vale mais a pena: Copa do Brasil ou Sul-Americana?

Leia a matéria completa

As apostas malsucedidas do Coritiba refletem uma dificuldade cada vez maior dos clubes paranaenses para “garimpar” bons jogadores no mercado interno. À época da contratação de Benítez, Ortega e Bareiro, o diretor de futebol alviverde, Valdir Barbosa, reconheceu a preferência por rotas menos competitivas.

“O mercado do Paraguai nos favorece. É o menos valorizado financeiramente. Encontramos preços mais em conta e, como eles não possuem um intercâmbio direto com a Europa, a preferência dos paraguaios é vir para o Brasil primeiro. Depois tentam uma ponte para o futebol europeu”, explicara.

Se o Coritiba eliminar os baianos, enfrentará nas oitavas de final Estudiantes ou Belgrano, ambas equipes argentinas. A última vez em que o Alviverde disputou um jogo internacional foi em 2013, quando foi eliminado pelo Itagüi, da Colômbia, nas oitavas da Sul-Americana. A meta, agora, é mais ousada. “Nós queremos brigar pelo título da Sul-Americana”, garante o atacante Kléber. Com 21 gols em 33 jogos, ele é o artilheiro do clube na temporada.

Volta

A partida de volta contra o Vitória será na próxima quarta-feira (31), às 17 h, no Couto Pereira. O Alviverde pediu a mudança de horário da partida para a Conmebol, mas ainda não obteve resposta da entidade.

CURTA a página Coritiba Campeão do Povo no Facebook

Histórico

Confira como está cada estrangeiro do elenco alviverde atualmente:

Kazim (inglês naturalizado turco)

Contratado em junho de 2016, o inglês naturalizado turco foi titular em nove jogos e fez dois gols. Contudo, se lesionou contra o Cruzeiro e ainda está em fase final de recuperação. É quem tem mais chances de emplacar entre os estrangeiros contratados pelo Alviverde.

Evandro, do Coritiba, é chamado por Tite para treinar com a seleção brasileira

Leia a matéria completa
Benitez (paraguaio)

Vindo do Cerro Porteño em março, o lateral-esquerdo Benítez foi titular em sete jogos e entrou em outros quatro. Deu uma assistência. Foi escalado entre os titulares na partida contra o Santos, pelo Brasileiro, no último fim de semana.

Ortega (paraguaio)

O atacante contratado do Sportivo Luqueño, do Paraguai, jogou cinco como titular e entrou em outros nove jogos, com apenas um gol marcado. Não tem sido aproveitado por Carpegiani.

González (venezuelano)

Aos 33 anos, o meia venezuelano González foi titular em oito jogos e tem apenas uma assistência no currículo. Recentemente, fez uma artroscopia no joelho e, apesar de liberado pelo departamento médico, ainda não tem previsão de retorno aos gramados.

Bareiro (paraguaio)

Em cinco jogos com a camisa alviverde, quatro como titular, o zagueiro teve destaque no 1 a 1 com o Internacional, em 23 de junho, pela 10ª rodada do Brasileirão. Ele marcou o gol de empate, mas acabou expulso após levar dois cartões amarelos e, por consequência, o vermelho. Atualmente, é o segundo reserva para a posição, atrás de Walisson Maia.

Ficha técnica:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]