• Carregando...
Depois de três rodadas, Helder é o jogador mais faltoso do Brasileiro. | Giuliano Gomes/Gazeta do Povo
Depois de três rodadas, Helder é o jogador mais faltoso do Brasileiro.| Foto: Giuliano Gomes/Gazeta do Povo

O Coritiba deste sábado (30), às 18h30, contra o Avaí, contará com um retorno que personifica a equipe na largada do Campeonato Brasileiro. Poupado quarta-feira (27) contra a Ponte Preta, pela Copa do Brasil, o volante Helder foi liberado para recompor o setor de marcação. De forte marcação.

O jogador encabeça a lista dos mais faltosos do Brasileirão. Com dez infrações, contribui para o Coxa figurar no segundo lugar entre os 20 participantes da Série A, atrás apenas do Goiás, no quesito ‘parar o adversário’. O líder fez 64, enquanto o time paranaense cometeu 59 ações faltosas em três rodadas – média de 19,6%, segundo levantamento do site Footstats.

O Coritiba chegou a ocupar a liderança nessa estatística em 2014. Sob o comando do técnico Celso Roth, a equipe somou 261 faltas em 13 partidas, o equivalente a 20,07 por duelo.

A chegada de Marquinhos Santos, no lugar do comandante gaúcho, derrubou os números no ano passado. Em três meses, o time desceu para a quinta colocação, atrás de Sport, Palmeiras, Figueirense e Criciúma, com 561 infrações nas 32 partidas, totalizando uma média de 17,53 por jogo. O Coxa encerrou o Nacional na terceira colocação, com 677 faltas, com média de 17,81 por confronto – atrás de Figueirense e Criciúma.

A marcação é um dos pilares mais exaltados por Marquinhos Santos. Quando engatou dez jogos seguidos sem derrota nesta temporada, seis deles sem tomar gols, o treinador atribuiu o sucesso ao perfil da equipe de marcar forte, desde os atacantes até a retaguarda alviverde.

“Acho que nessa função de marcação e também de saída para o jogo a gente acaba ficando exposto a esse tipo de situação e, por isso, acabo também sofrendo muitas faltas nas partidas”, ressaltou Helder, que é, também, o jogador mais caçado do Coxa – sofreu oito faltas na competição.

“Sou um atleta competitivo e me entrego muito ao jogo. Não me vejo como um atleta maldoso. Acredito que em alguns momentos existe essa necessidade de parar o jogo, até pela posição em campo”, justificou o volante.

“O principal segredo é não comprometer o resultado. A falta muitas vezes é um recurso e é preciso saber fazer a falta inteligente, para poder ajudar o time todo em campo”, afirmou o atleta, que há exatamente um ano teve o seu empréstimo para anunciado pelo Bahia. Desde então somou 41 jogos com a camisa verde e branca, 36 como titular. Nesta temporada atuou em 16 jogos.

Poupado contra a Macaca assim como Helder, o zagueiro Welinton também foi liberado para encarar os catarinenses. Na última atividade antes do duelo desde sábado, quem não atuou foi Rosinei, que está relacionado para a partida. Cáceres participou do treinamento entre os titulares.

A comissão técnica não contará com o meia Thiago Galhardo. O jogador foi substituído na partida contra a Ponte Preta com dores musculares.

Avaí

O Avaí não terá Marquinhos, machucado. No lugar dele, Renan Oliveira ganha oportunidade. Na defesa, Antonio Carlos foi retirado do jogo para resolver problemas pessoais, e Emerson fica com a vaga. A dupla de zaga, inclusive, defendeu o Coritiba e tem identificação. Jeci e Emerson jogarão juntos pela primeira vez no time catarinense.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]