
O Coritiba pode sofrer nova derrota em sua briga para escapar do rebaixamento nesta quinta-feira (5), quando será julgado pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) o recurso do clube pela perda de mando de campo pela confusão entre torcedores do Sport no Couto Pereira, em jogo da 22ª rodada do Brasileirão. Caso a punição seja mantida, o Coxa terá que fazer o jogo contra o Santos, pela 36ª rodada do Brasileirão, com os portões fechados, sem a presença de público, como foi definido pela 5ª Comissão Disciplinar do STJD na época, além de pagar multa de R$ 50 mil.
No primeiro julgamento do caso, no dia 24 de setembro, Coritiba e Sport foram punidos com multa e perda de um mando de campo, mas os clubes recorreram e conseguiram um efeito suspensivo para não cumprir a punição até sair a sentença final do caso.
O clube alviverde argumentou na primeira audiência do caso que sua torcida não contribuiu com a confusão, que ficou restrita ao local destinado aos torcedores visitantes. Afirmou ainda que tomou todas as providências para garantir a segurança no local, com policiamento e segurança privada, e que tomou atitudes para reprimir os responsáveis pelo ato após o acontecido. Ninguém foi preso no episódio, apesar de a Polícia Militar ter intervindo na confusão.
Porém, segundo o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o clube mandante precisa dar condições de segurança para todos os presentes à partida, incluindo os torcedores da equipe adversária. Por isso, o Coritiba foi denunciado no artigo 213 do CBJD, por “deixar de tomar providências para prevenir ou reprimir desordens em sua praça esportiva” e acabou punido pelo tribunal, em primeira instância.
Caso a sanção seja mantida pelo pleno do STJD, o Coritiba terá apenas mais uma partida para realizar em frente a seu torcedor no campeonato, na rodada final do Brasileirão, diante do Vasco, no dia 6 de dezembro.







