• Carregando...
Trabalho de Ney Franco é considerado bom pelo presidente Rogério Bacellar. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Trabalho de Ney Franco é considerado bom pelo presidente Rogério Bacellar.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

O Coritiba segue na luta contra o rebaixamento no Brasileiro, mas começa a pensar em 2016. E o primeiro passo é garantir que o técnico Ney Franco siga no comando da equipe no ano que vem.

O presidente Rogério Bacellar acredita que a permanência do treinador é fundamental. Por isso, vai tentar convencê-lo a adiar o plano de ir morar com a família nos Estados Unidos, onde o treinador se dedicaria a estudar. Ney Franco já deveria ter se mudado para o exterior em 2015, mas resolveu aceitar o convite do Coritiba para substituir Marquinhos Santos, em junho.

“Não conversei ainda com o departamento de futebol, mas temos de verificar se o Ney Franco fica ou não fica. Nós o queremos para 2016”, enfatiza o dirigente. “O Ney tem um compromisso que já havia nos comunicado de morar nos Estados Unidos no ano que vem. Estamos vendo se conseguimos fazer a cabeça dele para ficar”, confirma o presidente.

Ney Franco repassa lições para Coritiba não repetir 2009

Leia a matéria completa

A manutenção do treinador, aponta o mandatário coxa, é essencial não só para o time, mas também para a gerência do departamento de futebol. Bacellar explica que, desde que Ney Franco retornou ao Alto da Glória, o clube voltou seus olhos para a integração de jogadores da base com o time profissional.

Sob o comando do mineiro, os jovens zagueiros Walisson e Juninho viraram titulares. Além da dupla de zaga, subiram com Ney Franco os meias Guilherme Parede e Thiago Lopes e o atacante Evandro. Além disso, as indicações do goleiro Wilson, do lateral Juan e do atacante Henrique Almeida, todas feitas pelo comandante, vingaram.

“Precisamos de um técnico que tenha essa visão, essa experiência, de receber os jogadores da base no profissional e testá-los”, argumenta Bacellar.

Antes de ganhar notoriedade com o título mineiro de 2005 pelo modesto Ipatinga, Ney Franco construiu uma longa carreira no comando de equipes de base, principalmente no Cruzeiro, onde trabalhou por dez anos.

Em 2010, o treinador encerrou sua primeira passagem pelo Coritiba para assumir o comando da seleção sub-20 e iniciar a formação da seleção para a os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. Campeão mundial sub-20 em 2011, Ney revelou para a seleção brasileira jogadores como Neymar, Oscar e Phillipe Coutinho.

Questionado recentemente em uma entrevista coletiva sobre renovação e a possibilidade de se mudar para os Estados Unidos, o treinador afirmou que no momento seu foco está totalmente em livrar o Coxa do rebaixamento.

Jogadores

Se a renovação com o treinador já é prioridade no Coxa, a dos jogadores ainda é prematura. Segundo o presidente Bacellar, ainda é cedo para começar a negociar com os atletas. “Desse elenco atual quase todos podem ser aproveitados”, avalia o dirigente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]