• Carregando...
Tcheco vai comandar a equipe sub-23 do Coritiba na Taça FPF. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Tcheco vai comandar a equipe sub-23 do Coritiba na Taça FPF.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Começa neste sábado (4) a Taça FPF 2015. O jogo de abertura para a competição estadual entre equipes sub-23 será disputado por Portuguesa Londrinense e Atlético, às 15 horas, em Londrina. Coritiba e Paraná estreiam no domingo (5).

A competição inédita é uma tentativa de oferecer calendário aos clubes do interior, uma das principais demandas do atual cenário do futebol nacional. Normalmente, os estaduais ocupam apenas quatro meses da temporada.

Outro chamariz é a vaga para a Série D do Brasileiro, para o time campeão. Caso o campeão já possua ingresso para as séries A, B ou C, a vaga será destinada para o melhor colocado seguinte.

Para os times maiores, a disputa é uma chance de manter em ritmo de competição atletas que não estão sendo aproveitados. Caso do trio da capital e do Londrina, no interior, em campo pela Série C do Nacional.

“Acredito que é uma boa alternativa. Pode servir para montarmos uma base para o Paranaense de 2016. É importante manter o clube em atividade”, avalia João Batista Regini, presidente do Maringá.

Desclassificado nas quartas de final do Paranaense deste ano, pelo Londrina, o vice-campeão de 2014 remontou a equipe. Sobrou apenas o zagueiro João Felipe, de 21 anos. De resto, o elenco foi montado com jovens e algumas contratações.

“Fizemos uma boa garimpagem. Nossa ideia é também dar experiência para os jovens e, quem sabe, revelar algum jogador para vender. Estamos nessa expectativa”, comenta Regini.

O campeonato, entretanto, não agradou a todos. Às vésperas da largada, o Pato Branco decidiu abandonar a competição. “A federação prometeu apoio e não deu. É uma competição cara e sem benefícios”, diz Gilmar Resende, presidente do Pato Branco.

O dirigente alega ainda que o clube precisa se organizar melhor. “Não estamos nas condições ideais e precisávamos de um apoio. Quem sabe mais para a frente esteja tudo certo”, complementa Resende.

O representante do sudoeste paranaense não foi o único que se retirou. Também pouco antes de a bola rolar, o Apucarana Sports desistiu, contrariado por não ter conseguido mudar o nome para Grêmio Araponguense, em virtude da taxa cobrada pela FPF.

Sem os dois, serão nove clubes participantes. Três da capital, Atlético, Coritiba e Paraná. Cinco do interior, Londrina, Cianorte, Portuguesa Londrinense, Paranavaí e Toledo. E o Andraus, que é de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba.

Por causa das desistências de última hora, e considerando as disposições do Estatuto do Torcedor, a FPF não conseguiu ajustar a tabela. Assim, Andraus, Cianorte e Londrina não jogam neste final de semana. A primeira fase será jogada em turno único e os oito melhores se classificam.

Calendário da primeira rodada: sábado, 15h, Portuguesa Londrinense x Atlético, Estádio do Café; amanhã, 11 h, Paranavaí x Paraná, Waldemiro Wagner; Coritiba x Toledo, no Ecoestádio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]