• Carregando...
Ovacionado pela torcida, Neymar faz embaixadinhas em sua apresentação no Camp Nou | Toni Albir / EFE
Ovacionado pela torcida, Neymar faz embaixadinhas em sua apresentação no Camp Nou| Foto: Toni Albir / EFE

Diante de uma multidão que compareceu ao Camp Nou para recepcioná-lo - cerca de 56.500 pessoas, segundo o clube -, Neymar foi apresentado na tarde desta segunda-feira (3) como o grande reforço do Barcelona para a temporada 2013/2014. Pouco antes, o ex-jogador do Santos assinou contrato com duração de cinco anos, até 30 de julho de 2018.

Neymar subiu ao campo às 18h36 locais vestindo uma camisa do Barça com seu nome grifado como "Neymar Jr.", mas sem um número às costas, provavelmente à espera da montagem do elenco para a temporada. As camisas 11 e 7, preferidas do craque, são usadas, respectivamente, por Thiago Alcântara e David Villa, que podem deixar o clube.

Ovacionado, Neymar fez as tradicionais embaixadinhas, mostrando sua costumeira habilidade, e cumprimentou dezenas de crianças que o aguardavam sentadas no gramado.

A primeira entrevista com a camisa azul-grená foi para uma jornalista da TV Barça, ainda no gramado. As palavras iniciais foram em catalão, ganhando ainda mais a simpatia dos torcedores. "Boa tarde a todos. Estou muito feliz de ser jogador do Barça. Estou realizando um sonho. Estou muito emocionado, muito feliz. Muito obrigado", disse ele na língua da região.

Depois, em português, ignorou a grande expectativa criada em cima dele e disse que chega para somar. "Eu quero ajudar. Estou realizando um sonho de estar em mais que um clube, que é o Barcelona. Chego para somar e para ajudar o Messi a continuar a ser o melhor do mundo", disse Neymar, sendo ainda mais ovacionado pela torcida.

Antes de dar a volta olímpica, voltou a arranhar o catalão: "Estou muito feliz, emocionado, por ser jogador do Barça. Que Deus nos proteja".

O dia

Neymar chegou a Barcelona em um jatinho fretado que partiu do Rio às 8h02 desta segunda-feira, às 13h02 de Barcelona - são cinco horas de diferença de fuso horário. Recepcionado pelo diretor de comunicação do clube, Xavier Martín, tirou fotos com funcionários do aeroporto.

Dali, acompanhado da família, da namorada - a atriz Bruna Marquezine - e alguns amigos, seguiu para a sede do Barcelona onde mais de uma centena de jornalistas lhe esperavam - no total, 334 foram credenciados. Menos de uma hora depois de aterrissar na Catalunha, posava ao lado do escudo do clube.

Antes de assinar contrato, Neymar precisava passar por protocolares exames médicos, que realizou primeiro no Hospital de Barcelona e depois no departamento médico do enorme centro de treinamento das categorias de base do Barcelona, chamado Ciudad Deportiva.

Mesmo sem ainda ter se alimentado, foi muito bem nos testes, sendo aprovado para assinar contrato. Segundo o Barcelona, o atacante se apresentou com 1,75 m e 64,5 kg. Depois de comer, finalmente assinou contrato - segundo o clube, exatamente às 18h08 locais -, acompanhado do presidente Sandro Rosell, do vice-presidente desportivo Josep Maria Bartomeu e do diretor de futebol, Andoni Zubizarreta.

A expectativa pela chegada do craque ao Camp Nou era tão grande que a aglomeração de gente na frente do estádio fez o clube adiantar em 20 minutos a abertura dos portões, prevista para as 16 h locais.

Muitos torcedores esperaram mais de duas horas e meia pelo jogador. Antes de ele aparecer pelo túnel de acesso ao campo, subiram ao gramado seus amigos - todos com a camiseta do Barcelona com o nome #toiss, gíria usada por Neymar -, pais, irmã e namorada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]