• Carregando...
Michel Bastos renovou contrato, marcou um gol e saiu de campo com o nome gritado pela torcida do São Paulo. | Luis Moura/Folhapress
Michel Bastos renovou contrato, marcou um gol e saiu de campo com o nome gritado pela torcida do São Paulo.| Foto: Luis Moura/Folhapress

Os protestos da torcida e o clima de instabilidade foram adversários mais complicados para o São Paulo do que propriamente o Joinville, neste sábado (23), em jogo pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O time do Morumbi soube ter calma para explorar a fraqueza do adversário, vencer por 3 a 0 em atuação sem brilho em casa e amenizar o momento complicado.

A vitória ajuda a resgatar a confiança, embora tenha mostrado os velhos problemas do time como a lentidão para criar e falta de intensidade para pressionar o adversário. À espera do técnico colombiano Juan Carlos Osorio, o clube tenta recomeçar depois da eliminação na Libertadores e parte da torcida mostrou não ter muita paciência para isso.

Antes do jogo, um grupo de 100 integrantes de uma facção organizada protestou em frente ao estádio. O principal alvo das críticas foi o centroavante Luís Fabiano, chamado de “pipoqueiro” também dentro do Morumbi. No intervalo, ele disse não se importar com isso.

Michel Bastos

O sábado foi completo para Michel Bastos. O São Paulo anunciou a renovação com o jogador até dezembro de 2017 e, horas depois, o meia se destacou na vitória por 3 a 0 sobre o Joinville. Marcou um dos gols e saiu de campo com o nome gritado pela torcida. “Minha vontade não era de ter uma passagem curta dentro do São Paulo. Minha intenção foi de trabalhar bem e mostrar um bom futebol”, disse o jogador ao deixar o gramado. Aos 31 anos, Michel Bastos é o líder de assistências do São Paulo em 2015, com oito. Ele marcou seis gols.

O Joinville foi o adversário ideal para se enfrentar em um ambiente tão desfavorável. O São Paulo certamente esperava uma postura cautelosa dos catarinenses, mas ficou surpreso com o espaço para criar. A defesa catarinense dava tantos espaços que nos 15 primeiros minutos o São Paulo entrou na área pelo menos quatro vezes. Em uma das tentativas, Bruno colocou na cabeça de Dória. O zagueiro testou firme para fazer 1 a 0, logo aos 11 minutos.

A facilidade, o placar favorável e o Morumbi vazio (apesar da promoção de ingressos) logo acomodaram o São Paulo. Só era preciso ter mais cuidado quando o veterano meia Marcelinho Paraíba era acionado. De resto, o Joinville era inofensivo e mal passava do meio de campo.

Para piorar a situação de Luís Fabiano, tudo deu errado para ele neste sábado. O atacante ganhou a chance de ser titular, mas desperdiçou todas as jogadas que teve e saiu no intervalo. Fica cada vez mais difícil apostar na renovação do contrato dele. O vínculo atual dele com o clube termina em dezembro.

O substituto Alexandre Pato entrou e foi bem melhor do que o camisa 9 ao dar a assistência para o gol que definiu o jogo. O meia Michel Bastos, que neste sábado renovou contrato com o clube até 2017, chutou forte para fazer 2 a 0.

Depois disso, o jogo virou praticamente um treino. A vantagem deixou tudo ainda mais confortável para o São Paulo e bem complicado para o Joinville arriscar qualquer reação. Os minutos protocolares restantes ainda serviram para Alexandre Pato marcar o terceiro e na comemoração tirar a camisa e esbravejar, como se quisesse mostrar que realmente é ele o merecedor da vaga de titular no ataque são-paulino.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]