• Carregando...
Os goleiros Lucas, do Atlético, e Rafael, do Coritiba, são dois dos quatro curitibanos nos elencos dos dois clubes. | /
Os goleiros Lucas, do Atlético, e Rafael, do Coritiba, são dois dos quatro curitibanos nos elencos dos dois clubes.| Foto: /

Quando Atlético e Coritiba estrearem pelo Campeonato Paranaense, em 29 de janeiro, os torcedores assistirão em campo duas equipes com baixa representatividade local. São poucos os jogadores nascidos em Curitiba e mesmo no Paraná.

Campeonato Paranaense 2017: confira a tabela de jogos

Leia a matéria completa

INFOGRÁFICO: Veja os detalhes da origem dos atletas de Atlético e Coritiba

Apenas quatro atletas são oriundos da capital entre os 63 jogadores que integram os dois elencos: o goleiro Lucas Macanhan, do Furacão, o goleiro Rafael Fachin, o zagueiro Giovane e o meio-campista Kady, do Coxa. Nenhum dos quatro é titular e todos vieram das categorias de base.

Nos grupos de atleticanos e coxas-brancas, 18 atletas são de São Paulo (28,6%). O Atlético tem maior presença de paulistas, como Grafite, de Jundiaí: dez, equivalente a 29% do elenco.

São marcas que espelham um cenário do futebol brasileiro. No Nacional de 2016, 23,3% dos jogadores vinham do estado paulista, maior economia do país e com maior participação de clubes na elite, cinco em 2017.

No ranking por estados, o Paraná aparece em segundo, com onze atletas, sendo quatro de Londrina: Pablo, Marcão e Deivid, do Rubro-Negro; e Juninho, do Alviverde. Nenhum deles foi revelado no Tubarão. Minas Gerais vem logo em seguida, com sete jogadores. É o caso de Thiago Heleno, de Sete Lagoas, cidade próxima de Belo Horizonte.

Outro destaque é o goleiro Weverton, nascido em Rio Branco, no Acre, cidade a mais de 2600 km de Curitiba. O goleiro, campeão olímpico e convocado com regularidade para a seleção principal, está no Rubro-Negro desde 2012 e foi, no Brasileirão passado, o único acreano da competição.

Entre os estrangeiros, a liderança é do Atlético, com três jogadores. O lateral Bruno Pereirinha é português e Lucho González e Luciano Cabral nasceram na Argentina – Cabral é naturalizado chileno. O Coxa, que tinha seis jogadores internacionais no elenco de 2016, atualmente conta apenas com o atacante Yilmar Filigrana, da Colômbia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]