• Carregando...
Candidato à reeleição, Hélio Cury teria o apoio de 30 dos 61 votantes para o pleito da Federação Paranaense de Futebol. | André Rodrigues/Gazeta do Povo
Candidato à reeleição, Hélio Cury teria o apoio de 30 dos 61 votantes para o pleito da Federação Paranaense de Futebol.| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

A Federação Paranaense de Futebol divulgou nesta terça-feira (3) quais são os clubes filiados aptos a votar na eleição para a presidência da entidade, que foi marcada para o dia 21 deste mês, um sábado.

No total, são 61 clubes profissionais, amadores e ligas habilitados a votar. Como cada chapa precisa de 30 assinaturas para poder participar da eleição, é quase correto dizer que o novo presidente será decidido por apenas um voto.

Estão concorrendo o atual presidente, Hélio Cury, e o candidato de oposição, Ricardo Gomyde. Pela contagem feita pela Gazeta do Povo, Cury teria o apoio de 30 votantes, Gomyde de 23, e oito ainda estariam indecisos.

A divulgação representou um duro golpe para a chapa de Gomyde. Sete filiados que votariam nele (Cascavel Clube Recreativo, Batel, Arapongas, Andraus Sítio Cercado, SBR Olympique e Roma Apucarana) não apareceram na lista, e dois clubes amadores do interior sem filiação a nenhuma liga estavam na relação final: o Iguaçuense e o Assaí Futebol Clube.

Nenhum representante da Federação quis comentar a ausência dos clubes, limitando-se a dizer que o estatuto deveria ser consultado.

Segundo norma da FPF, os clubes precisam ter participado de campeonatos oficiais nos dois anos que antecedem a realização da Assembleia. Isso excluiria, por exemplo, o Batel, que voltou ao futebol profissional ano passado. Juliano Tetto, advogado e vice-presidente da chapa de Ricardo Gomyde, no entanto, questiona o critério da Federação. “O Batel e o Andraus [clube amador] foram desfiliados e ganharam na Justiça o direito de continuarem filiados. O Batel foi convidado pela própria Federação a participar da Segunda Divisão do Paranaense, participa dos arbitrais. Por que não pode votar? Vamos impugnar essa lista”, afirma.

Foi também divulgado o regulamento eleitoral , cujo parágrafo segundo do artigo nono promete ser objeto de disputa jurídica. Diz que caso um filiado subscreva mais de uma chapa, será considerada válida a que tiver sido registrada antes na FPF. “O problema óbvio disso aí é que o Hélio Cury começou a colher assinaturas em dezembro, enquanto nós tivemos menos tempo. Vamos continuar revogando.” Somente nesta terça-feira, duas ligas amadoras, a de Colombo e a de Guarapuava, optaram por Gomyde.

O primeiro entrevero envolvendo a revogação aconteceu nesta terça. Dois advogados do escritório de Tetto tentaram entregar as revogações para Cury. O dirigente não reagiu bem e registrou um boletim de ocorrência na delegacia por constrangimento ilegal.

Confira a previsão dos votos até agora:

Clubes profissionais

Arapongas (Gomyde)
Coritiba (Gomyde)
J. Malucelli (Cury)
Londrina (Cury)
Prudentópolis (Gomyde)
Maringá em aberto
Operário (Gomyde)
Rio Branco (Gomyde)
Paraná (Gomyde)
Toledo em aberto
Cianorte (Cury)
Atlético (Gomyde)
Nacional em aberto
Foz do Iguaçu (Cury)
Grecal (Gomyde)
PSTC (Cury)
Junior Team em aberto
Pato Branco (Gomyde)
Apucarana em aberto
Paranavaí (Cury)
São José (Gomyde)
Colorado (Gomyde)
Campo Mourão (Gomyde)
Portuguesa (Gomyde)
FC Cascavel em aberto
Fco. Beltrão (Gomyde)

Clubes amadores

Urano (Gomyde)
Trieste (Gomyde)
Vila Hauer (Cury)
Combate Barreirinha (Gomyde)
Uberlândia (Cury)
Capão Raso (Cury)
Vila Fanny (Cury)
Santa Quitéria (Cury)
Nova Orleans (Cury)
Rio Negro (Cury)
Caxias (Cury)
Novo Mundo (Cury)
Bangu (Cury)
Ypiranga (Cury)
Atlético Nacional (Gomyde)
Sergipe (Cury)
Pilarzinho (Gomyde)
Imperial (Cury)
Santíssima (Cury)
União Ahú (Cury)
Grêmio Ipiranga (Cury)
Tanguá (Cury)
Iguaçu (Cury)
Vasco (Cury)
Renovicente (Cury)
Boqueirão (Cury)
Vila Sandra (Cury)
Iguaçuense em aberto
Assaí em aberto

Ligas

Araucária (Cury)
Campo Largo (Cury)
São José dos Pinhais (Gomyde)
Colombo (Gomyde)
Campina Grande do Sul (Gomyde)
Guarapuava (Gomyde)

Placar de apoios*

Hélio Cury 30
Gomyde 23
Em aberto 8
*Contagem feita com base em informações passadas pelas duas candidaturas.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]