• Carregando...
Time principal decepcionou e reflexo será sentido nas categorias de base. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Time principal decepcionou e reflexo será sentido nas categorias de base.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A péssima campanha do Paraná na Série B deste ano terá impacto negativo no calendário das categorias de base do clube em 2016.

Como alcançou somente a 13.ª colocação na Segundona, o Tricolor perdeu o direito de disputar a Copa do Brasil nas categorias sub-20 e sub-17 do ano que vem. De acordo com o regulamento da competição, participam todos os clubes da Série A, assim como os 11 clubes melhores colocados da Série B do ano anterior. O último time sai de um torneio seletivo da Região Norte.

Com isso, por exemplo, a equipe paranista sub-19, campeã paranaense da categoria, não terá calendário nacional na próxima temporada, ficando restrita a disputas locais. “É uma competição importante, tem uma visibilidade boa, envolve todo o cenário nacional. É claro que seria muito importante participarmos, mas infelizmente esse ano não deu”, reconhece Luciano Gusso, coordenador das categorias de base do Tricolor.

Paraná renova contrato do lateral Fernandes até 2017

Leia a matéria completa

Apesar do golpe, Gusso acredita na continuidade do projeto da base paranista. Segundo o coordenador, a tendência é de que boa parte dos garotos campeões paranaenses em 2015 seja aproveitada já no Estadual de 2016. A favor dos garotos, segundo Gusso, está o retorno do técnico Claudinei Oliveira, já confirmado pela diretoria do clube.

“Por ter trabalhado na base do Santos, o Claudinei tem um bom conhecimento sobre como trabalhar com atletas jovens. Em seu primeiro trabalho no Paraná [em 2014] ele deu oportunidade para vários atletas jovens. Então é uma pessoa que com certeza vai olhar muito para a base”, continua Gusso.

No último jogo do Paraná nesta Série B, garotos como o lateral-direito João Basso, o meia Leandro Vilela e o atacante Yan Phillipe, ganharam uma oportunidade no empate com o Sampaio Corrêa. Para o Estadual de 2016, a tendência é de que os garotos do Paraná ganhem mais oportunidades, na tentativa de cravar um lugar com Claudinei.

Outros nomes da base como o zagueiro Marlon, o lateral-esquerdo Elivelton, o meia Alex Brilhante e os atacantes Vítor e Guga devem aparecer entre os profissionais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]