• Carregando...
Válber fez o primeiro gol do Paraná diante do Estaciano na Vila Capanema. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Válber fez o primeiro gol do Paraná diante do Estaciano na Vila Capanema.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O Paraná abusou dos gols perdidos, desperdiçou três pênaltis, mas garantiu a vaga na segunda fase da Copa do Brasil ao derrotar o Estanciano por 2 a 0, nesta quinta-feira (21), na Vila Capanema. Na próxima fase, o Tricolor pega a Chapecoense.

O técnico Claudinei Oliveira acertou ao prever um duelo complicado. Mas a dificuldade não foi pelo nível do adversário, que perdeu seis dos últimos sete jogos no Campeonato Sergipano, mas pela situação criada pelo próprio Tricolor, que cansou de perder gols, e deu brechas para a modesta equipe sergipana.

FOTOS: Veja imagens da vitória paranista na Copa do Brasil

CHAVE:Veja o cruzamento das próximas fases da Copa do Brasil

Claudinei cobrou que o time paranista garantisse a vaga logo no primeiro tempo. A pressão do Paraná funcionou e o meia Válber abriu o placar aos 15 minutos de jogo, com um chute colocado de dentro da área, no canto do goleiro Jerfesson.

Técnico do Paraná barra cobrança de Lúcio Flávio para evitar novo “Palermo”

Leia a matéria completa

Mas os jogadores tricolores consagraram o arqueiro do Estanciano. Aos 24 da etapa inicial, o atacante Robson tropeçou nas próprias pernas dentro da área, e o árbitro marcou a penalidade. Lúcio Flávio bateu mal e Jerfesson defendeu.

O bombardeio paranista continuou. O lateral-direito Nei cruzou na cabeça de Lúcio Flávio, que sozinho na grande área, cabeceou por cima da meta, no final do primeiro tempo. No último lance da primeira etapa, o volante Élton cobrou falta no travessão e assustou a torcida paranista, que compareceu em bom número ao Durival Britto.

A etapa final teve o mesmo desenho: Paraná perdendo chances e levando sustos na defesa. O meia Rafael Carioca tabelou com Nadson e chutou em cima de Jerfesson, que novamente salvou o Estanciano.

Lúcio Flávio teve a oportunidade de se redimir, aos 27 do segundo tempo, em mais uma penalidade, desta vez sofrida pelo volante Jean. O camisa 9 bateu de cavadinha no travessão e perdeu a sua segunda cobrança no jogo.

Aos 41, o novo reforço tricolor, o lateral-direito Diego Tavares, que disputou o Estadual pelo Toledo, sofreu mais uma penalidade. Lúcio Flávio pediu para cobrar, mas Claudinei vetou. Jean cobrou e Jerfesson defendeu, mas a bola voltou nos pés do camisa 5, que deu números finais ao confronto.

Confira quem foram os destaques da partida:

Craque

Jerfesson

Se o Paraná não goleou nessa partida muito se deve as boas defesas do goleiro do Estanciano. Jerfesson impediu gols certos, tanto nos chutes de fora da área quanto nas finalizações a queima-roupa na pequena área. Defendeu dois pênaltis.

Bonde

Lúcio Flávio

O atacante era a esperança de gols do Paraná, mas, além de perder algumas chances claras de gol, ainda errou dois pênaltis na partida.

Guerreiro

Válber

O meia do Paraná não só fez o gol da vitória paranista como soube se posicionar em campo, incomodando o sistema defensivo do adversário.

Válber marcou o primeiro gol do Paraná.Albari Rosa/Gazeta do Povo

Gols

1º tempo

1 x 0 (15 min) – Válber recebe passe e, dentro da área, chuta colocado com a perna esquerda, sem chances para o goleiro Jerfesson.

2º tempo

2 x 0 (44 min) – Jean bate pênalti, o goleiro Jerfesson defende e no rebote o próprio Jean manda para as redes.

Chave do jogo

O gol de Válber no começo do primeiro tempo garantiu a classificação do Paraná na Copa do Brasil em um jogo marcado por várias chances de gol das duas equipes.

Cartões

Amarelos: Jadson, Elton, Emerson e Daniel (Estanciano); Jean, Robson e Nei (Paraná)

Vermelho: Emerson, Elton e Da Silva (Estanciano)

Próximo jogo:

Paraná: Atlético, no domingo (24), às 16h, na Vila Capanema, pelo jogo de volta da semifinal do Estadual.

Estanciano: Sergipe, no domingo (24), às 17h, no Batistão, pelo Campeonato Sergipano.

  • A torcida ainda estava aquecendo a garganta na Vila Capanema quando Válber abriu o placar para o Tricolor, aos 15 minutos, deixando o time da casa em vantagem sobre o Estanciano-SE no duelo por uma vaga na segunda fase da Copa do Brasil. Na partida de ida, o Paraná havia arrancado um empate por 1 a 1. Nova igualdade, mas sem gols, classificaria a equipe de Claudinei Oliveira.
  • O atacante Robson foi o protagonista do segundo momento de felicidade tricolor. Derrubado na área por Jadson – pelo menos é o que o árbitro viu –, assegurou um pênalti que poderia ter ampliado a vantagem dos donos da casa no duelo no Durival Britto. A esperança, porém, não se concretizou.
  • A cobrança da penalidade ficou a cargo de Lúcio Flávio, que não conseguiu balançar a rede. O goleiro Jerfesson defendeu o chute e ainda foi pra cima do volante Jean, que tentou aproveitar o rebote. Continuava 1 a 0 para o Tricolor.
  • Mais tarde, perto do fim do primeiro tempo, o atacante Lúcio Flávio teve a chance para se redimir do fiasco na cobrança do pênalti. Não deu. Recebeu cruzamento açucarado do lateral Nei. A cabeçada subiu muito e passou longe do gol visitante.
  • Lúcio Flávio é consolado por Válber após perder a chance de ampliar o resultado na Vila Capanema
  • Antes do intervalo, o Estanciano deixou a Vila Capanema em pânico. A cobrança de falta bateu na trave do goleiro Marcos, que nada pôde fazer. Por sorte, no rebote, a conclusão também não encontrou o caminho do gol.
  • No segundo tempo, o Paraná conseguiu mais um pênalti a seu favor, com Jean derrubado na área. Novamente Lúcio Flávio bateu e não converteu. Acertou a trave, para desespero do técnico Claudinei Oliveira. E da torcida, óbvio.
  • Era noite de penalidades máximas na Vila Capanema. O Paraná teve a terceira oportunidade de vencer o goleiro Jerfesson da maraca da cal. Lúcio Flávio desta vez não bateu, mas não por escolha própria. Ele se apresentou para a missão, mas acabou tendo de abrir espaço para o volante Jean tentar a sorte. O camisa 5 errou também, mas aproveitou pelo menos o rebote e decretou o 2 a 0 sobre o Estanciano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]