• Carregando...
Guerrero marcou o segundo gol do Peru contra o Paraguai para garantir o terceiro lugar da Copa América. | Javier Valdés/EFE
Guerrero marcou o segundo gol do Peru contra o Paraguai para garantir o terceiro lugar da Copa América.| Foto: Javier Valdés/EFE

Peru e Paraguai fizeram nesta sexta-feira, em Concepción, um jogo morno, com raríssimas emoções, como costumam ser as disputas de terceiro lugar no futebol. Os peruanos, no entanto, foram ligeiramente melhores, encontraram seus gols no segundo tempo - um no início e outro no fim - e saíram com a merecida vitória por 2 a 0, que lhes garantiu a terceira posição na Copa América deste ano.

Com o resultado, o Peru repete a campanha da última edição, em 2011, na Argentina, quando também ficou em terceiro. Já o Paraguai, que havia sido finalista há quatro anos, teve que se contentar com a quarta colocação. A decisão do título entre Chile e Argentina será neste sábado, em Santiago, às 17 horas (de Brasília).

O jogo já dava impressão de que seria amarrado desde o primeiro minuto. Com muita marcação no meio de campo e pouquíssima criatividade de ambos os lados, o jeito era tentar arriscar de longe. Foi assim aos seis minutos, quando o Peru chegou pela primeira vez. Em rápido contra-ataque, Reyna recebeu no meio, arrancou e bateu de fora. Villar voou para espalmar.

A resposta do Paraguai veio na mesma moeda, aos 23, quando Óscar Romero aproveitou corte errado da defesa e bateu de fora da área, mas Gallese espalmou. A equipe de Ramón Díaz até ficava mais com a bola, mas tinha dificuldade para criar qualquer oportunidade.

Do outro lado, o Peru teve o melhor momento de toda a primeira etapa aos 25, em erro do adversário. Reyna cruzou da direita, a defesa deixou a bola passar por todo mundo e a sobra ficou para Lobatón. Sozinho, ele teve tempo de dominar no peito e bater, mas pegou muito mal e jogou longe.

O segundo tempo mal havia começado e o Peru encontrou o gol. Logo aos dois minutos, Cueva bateu escanteio, Guerrero tentou ajeitar e Bobadilla afastou mal de cabeça. Carrillo aproveitou a sobra na entrada da área e bateu de primeira, no canto esquerdo de Villar.

O gol embalou o Peru e esmoreceu o Paraguai. Os comandados de Gareca aproveitavam os erros na saída de bola do rival para criar boas oportunidades. Pela esquerda, Reyna chegava como queria. De fora da área, Vargas e Guerrero também tentaram, mas erraram o alvo.

Sem resposta, Ramón Díaz fez as três alterações, e só aí o Paraguai melhorou. Aos 21, Lucas Barrios deu enfiada precisa no lado direito para Romero, que chegou cruzando de primeira. Benítez entrava sozinho na área e marcaria com o gol vazio se não fosse Christian Ramos, que se atirou no caminho. Ainda assim, a bola mansamente tocou a trave.

Mas foi só. O Paraguai seguia exibindo toda sua fragilidade e só conseguia arriscar em chutes de longe. Nos contra-ataques, o Peru era até mais perigoso e Guerrero perdeu a chance de matar o jogo aos 36. Não faria falta, ele mesmo marcaria o segundo aos 43. Após ótima jogada de Sánchez, o atacante do Flamengo recebeu na área e bateu de primeira sob Villar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]