• Carregando...
À esquerda, o troféu da Primeira Liga. À direita, o presidente do Coritiba, Evangelino Neves, ergue a taça do Torneio do Povo de 1973. | /
À esquerda, o troféu da Primeira Liga. À direita, o presidente do Coritiba, Evangelino Neves, ergue a taça do Torneio do Povo de 1973.| Foto: /

A presença do Atlético na decisão da Primeira Liga com Fluminense, nesta quarta-feira (20), às 21h45, despertou comparações entre a nova competição nacional e o Torneio do Povo. Realizada no início dos anos 70, a disputa teve o Coritiba como campeão em 1973.

O triunfo coxa-branca foi o primeiro título nacional do futebol paranaense. Feito que o Coritiba busca há tempos reconhecimento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como conquista do porte de uma Copa do Brasil.

Finalista da Primeira Liga, o Furacão também encara uma eventual conquista da taça como algo importante. Além de quebrar um jejum de sete anos sem título, vê a competição como um embrião de uma Liga de clubes.

ORIGEM

Torneio do Povo

Criado em 1971, no auge da ditadura militar, por iniciativa do Flamengo, foi batizado oficialmente como Torneio General Emílio Garrastazu Médici, uma homenagem ao então presidente do Brasil e fã de futebol. Foram três edições, de 1971 a 73.

Primeira Liga

Surgiu este ano do desejo dos clubes de criar uma liga independente da CBF. A ideia inicial era retomar a Copa Sul-Minas, disputada de 2000 a 2002. Entretanto, no decorrer das negociações, Flamengo e Fluminense aderiram ao movimento. É a primeira edição.

QUEM PARTICIPOU

Torneio do Povo

A competição reuniu os clubes de maiores torcidas dos principais estados brasileiros. Contando as três edições, participaram Coritiba, Corinthians, Flamengo, Atlético-MG, Bahia e Internacional.

Primeira Liga

Os participantes foram selecionados pela organização. Os convidados deste ano foram: Grêmio, Internacional, Atlético, Coritiba, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Atlético-MG, América-MG, Criciúma, Avaí e Figueirense.

RECONHECIMENTO

Torneio do Povo

Há divergências quanto ao reconhecimento da disputa por parte da Confederação Brasileira de Desportos (CBD, órgão antecessor da CBF). Algumas fontes indicam que foi oficializada apenas em 1973.

Primeira Liga

A competição nasceu sem o reconhecimento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e chegou a ser vetada pela entidade. Posteriormente, a confederação autorizou a realização.

DESTAQUES DA DISPUTA

Torneio do Povo

Participaram Rivelino (Corinthians), Zé Roberto e Dirceu (Coritiba), Zico (Flamengo) e Figueroa (Internacional), Dario (Atlético-MG), entre outros.

Primeira Liga

Participaram Guerrero (Flamengo), Fred (Fluminense), Alisson (Internacional), Walter (Atlético-PR), Kléber (Coritiba), entre outros.

CAMPANHAS PARANAENSES

Torneio do Povo

O Coxa foi campeão em 1973 após oito partidas, com quatro vitórias (contra Atlético-MG, Flamengo, Corinthians e Flamengo), uma derrota (para o Bahia) e três empates (com Corinthians, Internacional e Bahia, na decisão).

Primeira Liga

O Furacão alcançou a final após quatro jogos: três vitórias (Fluminense, Criciúma e Flamengo) e uma derrota (Cruzeiro). Joga a final com o Fluminense. O Coritiba foi eliminado na fase classificatória, com empate diante do Internacional (0 a 0), derrota para o Grêmio (1 a 0) e vitória sobre o Avaí (3 a 0).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]