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Placar eletrônio do Brinco de Ouro, casa do Guarani. | /Reprodução
Placar eletrônio do Brinco de Ouro, casa do Guarani.| Foto: /Reprodução

Uma pesquisa encomendada pela empresa de bebidas Brasil Kirin fez a diretoria do Guarani ficar inconformada e pedir que seus torcedores não consumam mais produtos da marca. A multinacional patrocina a Ponto Preta.

A pesquisa, realizada pelo Instituto Própesquisa, informou que o time alvinegro tem a segunda maior torcida de Campinas, com 20%. Os ponte-pretanos ficam atrás somente dos corintianos, que possuem 22%.

De acordo com o levantamento, a torcida do Guarani é a sexta maior da cidade, com apenas 3%. A equipe alviverde está atrás da torcida do São Paulo (10%), do Palmeiras (8%) e do Santos (4%).

Inconformada com os números, o Guarani escreveu uma mensagem no placar eletrônico do estádio Brinco de Ouro da Princesa no último domingo (28) pedindo para os torcedores não consumirem produtos da Brasil Kirin. “Não beba Schin. Consuma produtos de qualidade”, dizia a mensagem.

O clube também emitiu um comunicado em seu site afirmando que o “levantamento foi realizado de forma equivocada e que a empresa agiu de má-fé com os torcedores do clube”.

“O número de entrevistados não condiz com a realidade de uma cidade do tamanho de Campinas. 800 pessoas não podem, de forma alguma, retratar um panorama absoluto em uma cidade com aproximadamente 1 milhão e 100 mil habitantes”, diz o trecho da nota assinada pelo presidente do Guarani, Horley Alberto Cavalcanti Senna.

Na nota, o dirigente diz que “não apoia o consumo dos produtos produzidos pela instituição que direcionou a pesquisa”.

A Brasil Kirin diz que “em momento algum teve a intenção de denegrir ou diminuir qualquer time de futebol ou torcida com a pesquisa realizada pelo Instituto Própesquisa. A empresa reforça ainda que não autorizou a divulgação de qualquer parte da pesquisa”.

A PESQUISA

Rodrigo de Souza Queiroz, proprietário do Instituto Própesquisa, afirmou que a pesquisa foi feita por telefone com 800 pessoas moradoras em Campinas. “A pesquisa foi realizada dentro dos parâmetros normais como todas as pesquisas. Na oportunidade, tivemos um número alto de pessoas que não quiseram se manifestar [29%]. Tenho certeza que a torcida do Guarani não corresponde a apenas 3%. A pesquisa revelou que naquele momento a torcida do Guarani não quis se identificar. Talvez, preferiram falar que torce para um segundo time”.

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