• Carregando...
Festa da seleção da República Tcheca na vitória fora de casa sobre a Holanda, que amarga uma eliminação precoce na Eurocopa. | Toussaint Kluiters/Reuters
Festa da seleção da República Tcheca na vitória fora de casa sobre a Holanda, que amarga uma eliminação precoce na Eurocopa.| Foto: Toussaint Kluiters/Reuters

Com o fim das disputas dos Grupos A, B e H, nesta terça-feira, a Eurocopa de 2016 já tem 20 seleções confirmadas. As equipes da Croácia e da Turquia foram as últimas a se garantir de forma direta, sem precisar passar pela repescagem. A maior surpresa destas Eliminatórias foi a Holanda, eliminada da competição. Na outra ponta, estão Albânia, Islândia, País de Gales e Eslováquia, que disputarão a Eurocopa pela primeira vez.

Destas, o maior destaque foi a Islândia, que assegurou sua vaga direta com antecedência. Chegou a ocupar a liderança do Grupo A durante boa parte das Eliminatórias. Venceu adversários com a própria Holanda, duas vezes, e a República Tcheca. Terminou em segundo lugar da chave, após tropeços nas rodadas finais, obteve a classificação.

Se a Islândia foi a grande surpresa, o time holandês protagonizou a maior decepção destas Eliminatórias. Em dez partidas, perdeu cinco, empatou uma e só ganhou quatro. Terceira colocada na Copa do Mundo do Brasil, no ano passado, a seleção holandesa teve dificuldades na transição tanto no elenco quanto na comissão técnica.

Guus Hiddink assumiu o comando da equipe ao fim do Mundial, substituindo Louis Van Gaal. Mas deixou o comando em junho deste ano, depois de apenas dez partidas. Danny Blind virou o novo treinador, mas seguiu com dificuldade no processo de renovação do jovem elenco holandês. Como consequência, os holandeses ficarão de fora da Eurocopa, o que não acontecia desde 1984.

Entre as grandes seleções, a Inglaterra foi quem surpreendeu. Venceu seus 10 jogos no Grupo E e chegou aos 30 pontos. Foi a única equipe com aproveitamento de 100% nas Eliminatórias. Classificou-se, assim, com status de favorita ao título no próximo ano, na França, que assegurou vaga direta na competição por ser a sede do torneio.

Alemanha, Espanha e Itália, as últimas campeãs mundiais, também não tiveram problemas para buscar a vaga. Todas as três terminaram as Eliminatórias como líderes de suas chaves. Do trio, a bicampeã Espanha (2008 e 2012) foi quem teve melhor aproveitamento, com nove vitórias em dez jogos.

Bélgica, República Tcheca, Irlanda do Norte, Áustria e Portugal também venceram seus grupos, com maior destaque para os austríacos, que obtiveram a classificação por antecipação. Sem o mesmo destaque, Polônia, Suíça, Romênia, Rússia, Croácia e Turquia também se garantiram. Os turcos escaparam da repescagem de última hora. Ao vencer a Islândia nesta terça, classificou-se como a melhor terceira colocada das Eliminatórias.

Mesmo sem campanhas de respeito na competição, Albânia, País de Gales e Eslováquia comemoraram muito a vaga na Eurocopa de 2016. Assim como a Islândia, disputarão a competição pela primeira vez na história. No caso da Eslováquia, será a primeira como país independente – a antiga Tchecoslováquia chegou a ser campeã da Euro. Na Albânia, os jogadores da seleção foram tratados como heróis e recepcionados por milhares de torcedores na capital Tirana, na segunda-feira.

A Eurocopa de 2016 contará ainda com mais quatro seleções, que sairão da repescagem. Oito equipes brigam pelas quatro vagas: Bósnia-Herzegovina, Ucrânia, Irlanda, Eslovênia, Hungria, Suécia, Noruega e Dinamarca. Elas serão divididas em quatro confrontos, que definirão a classificação em jogos de ida e volta.

Pelas regras da Uefa, as quatro melhores seleções no ranking continental serão as cabeças de chave destes duelos. Depois, um sorteio vai definir quem serão seus rivais. Os jogos de ida serão disputados entre os dias 12 e 14 de novembro. As partidas da volta serão entre 15 e 17 do mesmo mês.

Veja quem já se classificou para a fase de grupos da Euro-2016:

Anfitriã: França

Grupo A: Islândia, República Tcheca

Grupo B: Bélgica, País de Gales

Grupo C: Espanha, Eslováquia

Grupo D: Alemanha, Polônia

Grupo E: Inglaterra, Suíça

Grupo F: Irlanda do Norte, Romênia

Grupo G: Áustria, Rússia

Grupo H: Itália, Croácia

Grupo I: Portugal, Albânia

Melhor terceiro: Turquia (Grupo A)

E quem ainda buscará vaga por meio da repescagem:

Grupo B: Bósnia

Grupo C: Ucrânia

Grupo D: Irlanda

Grupo E: Eslovênia

Grupo F: Hungria

Grupo G: Suécia

Grupo H: Noruega

Grupo I: Dinamarca

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]