• Carregando...
Atleticanos no Couto Pereira e coxas-brancas na Arena da Baixada como visitante: hora de ser mandante na casa do rival? | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo e Hugo Harada/Gazeta do Povo
Atleticanos no Couto Pereira e coxas-brancas na Arena da Baixada como visitante: hora de ser mandante na casa do rival?| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo e Hugo Harada/Gazeta do Povo

O pedido de empréstimo do Couto Pereira feito pelo Atlético – com a Arena da Baixada ficando à disposição do Coritiba – mexeu em um tema sensível para as duas torcidas: a cessão do estádio ao rival. Assunto totalmente distante despertar uma opinião unânime, como indicou enquete feita ao longo da quarta-feira (29), no blog Arquibancada Virtual , da Gazeta do Povo.

O empréstimo da casa própria ao rival foi aprovada, mas por pequena margem. Das 2.257 respostas, 1.207 (53%) foram favoráveis ao Atlético jogando no Couto Pereira e ao Coritiba na Arena da Baixada. O não teve 1.065 votos (47%). Durante boa parte do tempo em que a enquete permaneceu no ar, o sim vencia por 51 a 49%.

“Empréstimo dos dois estádios entre os dois rivais é algo bastante salutar e extremamente motivador para diminuir os conflitos entre dirigentes e torcedores. O empréstimo pode ser apenas uma como uma troca de favores (sem cobrança), mas também pode ser feito uma locação. Tanto no caso de empréstimo como aluguel tem de haver um contrato responsabilizando o locador por qualquer dano que ocorra. Não querer emprestar ou alugar os estádios será apenas coisa de dirigentes e de torcidas com mentalidade atrasada e pequena”, escreveu o leitor Cícero Roberto na caixa de comentários do blog. “Empresta, cobra por isso. Se quebrarem algo, põe na conta junto com o aluguel. Chega de picuinhas entre os dois times”, reforçou Eduardo Assis Cardoso.

O Atlético enviou ofício ao Coritiba na terça-feira (28) pedindo o Couto Pereira, por causa de coincidência de datas entre a partida contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, e o show do cantor Rod Stewart, ambos marcados para a Arena da Baixada. O jogo será dia 16 ou 17 de setembro; o espetáculo musical, dia 16. No ofício, o Furacão deixou a Arena da Baixada à disposição do rival para qualquer eventualidade.

O acordo para cessão (gratuita ou onerosa) dos estádios ao rival seria o mais ousado passo da aproximação entre Atlético e Coritiba construída ao longo deste ano. Desde janeiro os clubes têm sido parceiros em diversas ações. Anunciaram dois patrocinadores e uma central de atendimento ao torcedor em conjunto, realizaram coletivas únicas antes dos dois Atletibas do ano, negociam lado a lado a renovação do contrato com a Caixa Econômica Federal e foram os principais apoiadores da campanha de Ricardo Gomyde à presidência da Federação Paranaense de Futebol (FPF).

O compartilhamento do estádio foi exatamente um dos maiores pontos de atrito entre os rivais nos dez últimos anos. Em 2005, o Coritiba se valeu de um laudo técnico para alegar que a capacidade do Couto Pereira era inferior a 40 mil lugares, o que inviabilizaria a cessão do estádio ao Atlético para a final da Libertadores. Em 2012, o Atlético tentou via Justiça Desportiva a utilização do Couto durante a reforma da Arena da Baixada para a Copa do Mundo de 2014 – não conseguiu.

A aridez do tema entre parte da torcida está fazendo o Coritiba avaliar cuidadosamente o pedido. Inicialmente prevista para quarta-feira (29), a resposta da diretoria coxa-branca ficou para esta quinta-feira (30). O presidente Rogério Bacellar quer ouvir o Conselho Administrativo antes de dizer “sim” ou “não”. Pelo que indica a enquete, seja qual for, a resposta terá apoio e rejeição em níveis muito próximos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]