• Carregando...
Manifestantes cobram a saída de Blatter em Zurique, onde haverá eleição para presidente da Fifa nesta sexta-feira. | ENNIO LEANZA/EFE
Manifestantes cobram a saída de Blatter em Zurique, onde haverá eleição para presidente da Fifa nesta sexta-feira.| Foto: ENNIO LEANZA/EFE

Uma das principais organizações não-governamentais (ONG) no combate à corrupção pelo mundo, a organização Transparência Internacional (TI) pediu nesta quinta-feira (28) a renúncia imediata do presidente da Fifa, Joseph Blatter, assim como o adiamento das eleições previstas para ocorrer nesta sexta-feira (29) em Zurique.

Veja quem são os cartolas presos e como funcionou a operação de combate à corrupção no futebol

Em comunicado, a TI mencionou a última assembleia geral da entidade realizada em novembro do ano passado, quando foi aprovada uma resolução que exigia mais transparência na Fifa, especialmente quanto ao processo de escolha das sedes dos Mundiais de 2018, na Rússia, e de 2022, no Catar.

“Os sinais de aviso para a Fifa estão por aí há muito tempo. A Fifa se recusou a acatar muitas medidas básicas de boa governança que reduziriam o risco de corrupção”, afirmou o diretor administrativo da ONG, Cobus de Swardt.

Opinião de Carneiro Neto: futebol no lodo

Também solicitou a publicação completa do relatório elaborado pelo promotor americano Michael J. García, que investigou as duas concessões em 2010, já que a Fifa só tornou público um resumo do documento de 350 páginas. Após a divulgação parcial, García renunciou à presidência do órgão de instrução da Comissão Ética.

Além disso, foi acordado que os países que contassem com um membro no Comitê Executivo da Fifa exigissem que esses dirigentes contribuíssem com a transparência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]