• Carregando...
Érica perdeu na estreia em Londres | Jack Guez/ AFP
Érica perdeu na estreia em Londres| Foto: Jack Guez/ AFP

Mesmo perdendo para a venezuelana Karlha Magliocco por diferença de apenas um ponto (15 a 14), a baiana Érica Matos entrou para a história do boxe brasileiro neste domingo (5) como a primeira brasileira a entrar em um ringue de boxe nos Jogos Olímpicos.

Londres 2012 recebe a primeira disputa feminina da modalidade, que reúne 36 lutadoras em três categorias: mosca, leve e meio-pesado. A luta de Érica, da categoria mosca (até 51 quilos) foi a segunda da programação deste domingo.

Mesmo um pouco abatida pela derrota, a baiana ressaltou a participação dela na Olímpiada. "Entrei para a história como a primeira brasileira a lutar no boxe na Olimpíada, mas o importante é que isso não foi por mim, mas sim para as meninas que vão vir para o esporte", comentou.

Érica, que foi levada por uma amiga a praticar boxe há sete anos, contrariando a vontade da avó, que a criou e a achava muito fraca para lutar, espera que a partir da participação brasileira nos Jogos o boxe feminino cresça no Brasil. "Há ainda há muito preconceito com a mulher no boxe", enfatiza.

Além disso, já faz planos para quando voltar ao Brasil: se casar com o também lutador Robison Conceição, que perdeu na estreia da categoria leve (até 60 quilos).

"Acertamos que depois daqui a gente ia marcar a data", disse a lutadora brasileira.

Sobre a luta, Erica achou injusto um ponto tirado pela árbitra, que poderia fazer diferença no combate. "Mas, tudo bem, a gente tem de respeitar a decisão da juíza", resigna-se.

No masculino, ainda neste domingo, às 16h30, Robenílson de Jesus enfrenta o cubano Lazaro Alvarez Estrada, campeão mundial da categoria peso galo, nas quartas de final. Também estão nas quartas os irmãos Esquiva Falcão, da categoria médio (até 75 quilos) e Yamaguchi Falcão, da meio-pesado (até 81 quilos). Se chegarem às semifinais, os três já garantem a medalha de bronze.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]