PUBLICIDADE
Fogos de artifício cortam o céu de Pequim durante a Cerimônia |
Fogos de artifício cortam o céu de Pequim durante a Cerimônia
Cerimônia de abertura

Conheça os destaques da cerimônia de abertura dos Jogos de Pequim

Conheça os destaques da cerimônia de abertura dos Jogos de Pequim Ampliar

Os Jogos Olímpicos de Pequim começaram na sexta-feira com uma cerimônia de abertura dramática, com um elenco de milhares de pessoas guiadas pelo renomado diretor de cinema chinês Zhang Yimou.

A performance, que começou com tambores poderosos, celebrou as artes e as conquistas da China Imperial, mas omitiu o conturbado século 20. Confira outros destaques:

# Uma companhia de artistas cantou o provérbio confuciano "Amigos vieram de longe, como estamos felizes".

# Acrobatas voaram sobre o estádio, e uma dançarina relembrou as cavernas de Dunhuang, pintadas nas dinastias Wei e Tang, quando caravanas de camelos percorriam a Estrada da Seda. Muitos vêem a dinastia Tang como a idade de ouro da China, quando ela era próspera e aberta para o mundo.

# Remadores vestidos com robes azuis imitaram marinheiros que viajaram entre o sudeste da Ásia e a costa de Fujian, no sul da China. Seus remos viraram velas, pintadas com "navios do tesouro" do almirante Zheng He, que chegou à África na dinastia Ming.

# Dançarinos batendo pedaços de bambu representaram alguns dos mais antigos registros da China, cujas delicadas pinceladas estão preservadas em tiras de bambu com mais de 2.000 anos de idade.

# Blocos cinzentos e ondulantes simbolizaram os blocos de impressão da antiga China, onde foram inventados os tipos móveis.

# Também foi representada a Grande Muralha, defesa fronteiriça cujo trecho Badaling, perto de Pequim, é um símbolo nacional.

# Pinturas de paisagens e cenas de vida na corte foram projetadas num gigantesco pergaminho aberto no chão do estádio, ao som de músicos tradicionais.

# Faltaram referências à dinastia Qing, quando potências ocidentais fizeram incursões no império que se desintegrava, ou então ao século 20, quando uma guerra civil, uma invasão japonesa e o regime maoísta provocaram grave pobreza na China.

# Crianças em trajes típicos de 56 grupos étnicos chineses levaram a bandeira nacional pelo estádio. Um casal de cada grupo étnico cantou o hino chinês durante o hasteamento da bandeira, ilustrando a pretendida unidade da China sob o regime de partido único.

# Três astronautas "voaram" no estádio. A China já enviou três homens ao espaço e pretende lançar outra missão tripulada neste ano.

# A cerimônia terminaria com uma ode à recuperação ambiental da Terra e com uma celebração da água, questões importantes num país que enfrenta graves problemas de poluição ambiental e perda de terras aráveis, após quase três décadas de reformas econômicas.

# Um globo brilhante lembrou o ideal olímpico de harmonia e a crescente importância da China no mundo.

PUBLICIDADE
    • SELECIONADO PELO EDITOR
    • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
    • QUEM MAIS COMENTOU
    Assine a Gazeta do Povo
    • A Cobertura Mais Completa
      Gazeta do Povo

      A Cobertura Mais Completa

      Assine o plano completo da Gazeta do Povo e receba as edições impressas todos os dias da semana + acesso ilimitado no celular, computador e tablet. Tenha a cobertura mais completa do Paraná com a opinião e credibilidade dos melhores colunistas!

      Tudo isso por apenas

      12x de
      R$49,90

      Assine agora!
    • Experimente o Digital de Graça
      Gazeta do Povo

      Experimente o Digital de Graça!

      Assine agora o plano digital e tenha acesso ilimitado da Gazeta do Povo no aplicativo tablet, celular e computador. E mais: o primeiro mês é gratuito sem qualquer compromisso de continuidade!

      Após o período teste,
      você paga apenas

      R$29,90
      por mês!

      Quero Experimentar
    VOLTAR AO TOPO