• Carregando...

Se você envenenar uma vaca na China, que faça sem ninguém saber. Caso seja descoberto, vai para a cadeira elétrica. A pena de morte na China funciona tanto que por lá se executa mais gente do que em todos os outros países que tem a lei (63) juntos.

As execuções também são apreciadas pelo público. Em maio de 2001, 30.000 pessoas lotaram um estádio de uma a importante província sulina para acompanhar a execução de 28 condenados. Cada um recebeu um tiro na nuca e a bala foi cobrada dos familiares – um costume do país.

Há um ditado curioso na China: "se tem quatro pés e não é mesa, então é comida!" Por isso, por lá se encontra com facilidade à mesa espetinhos de gafanhotos, escorpiões, ratos selvagens, gatos, cachorros, estrelas-do-mar e até casulos de bicho-da-seda.

Mais caro, no entanto, sai o banquete do ano-novo chinês. No cardápio, entre outras coisas, ovos podres cozidos e sopa de ninho de andorinha.

Na China, as cobras correm risco de extinção. Motivo: a carne do bicho é tida como afrodisíaco, às vezes chega a faltar no comércio. Por ano, são consumidas 10 mil toneladas de cobra na China.

O motivo para a comida exótica é a fome – só na década de 50, durante a Revolução Cultural, mais de 10 milhões de pessoas morreram de inanição. Por isso, além de aprender a comer de tudo, "descobriram" as propriedades de cada refeição. O escorpião, por exemplo, seria a cura definitiva para várias doenças. Já o cavalo marinho é um "potencial sexual". E assim por diante.

Mas o afrodisíaco principal dos chineses é direto ao ponto. Há restaurantes especializados em pênis. Os mais consumidos são os de touro, jumento, cão, cervo, carneiro, búfalo e cavalo.

Há mais ainda: lagartos ressecados são bons para tosse, pedra nos rins e até mesmo impotência. Já o sapo e a rã são símbolos de longevidade.

Há alguns hábitos entre a população difíceis de acreditar. Primeiro: eles não usam desodorante. Para piorar, têm o costume de fazer de tudo na rua: cospem, arrotam, tiram cera do ouvido e tatu do nariz. Para isso, a principal ferramenta é a unha do dedo mindinho, a qual deixam crescer mais do que o normal. Não são todos, é verdade, mas principalmente os que vêm do interior. Também se diz que a medicina tradicional do país diz que engolir a saliva faz mal à saúde. Para mudar os hábitos, pouco comuns aos olhos acidentais, o governo chinês investiu em ampla campanha de educação e estipulou multas, por exemplo, por cuspir no chão.

Em feriados do ano-novo chinês o número de pessoas que viajam pela China é tão grande que superlotam os trens. De tão cheios, as pessoas não conseguem ir ao banheiro. Por isso, muitos viajantes usam fraldas para adultos.

Já com as crianças é diferente. Muitos bebês chineses utilizam calças com um buraco na parte de trás. Para, quando der vontade, fazer na rua mesmo se necessário.

Sabe por que a Olimpíada de Pequim irá começar no dia 8/8/2008 exatamente as 8h08? Na cultura chinesa, o número 8 indica prosperidade. Já o número 4, a metade, é o oposto. Por isso é comum muitos prédios não terem os andares com este número e celulares com o número quatro serem mais baratos.

Decreto formulado pela Administração Estatal para Assuntos Religiosos (existe isso lá), que entrou em vigor em setembro de 2007: o Dalai Lama está proibido de reencarnar.

É cultural: homens que morrem solteiros comprometem a próxima vida. Por isso, os familiares tentam casá-los depois de mortos. Como? Enterrando ao lado do defunto uma mulher que acaba de falecer. Quanto mais precoce for a morte, melhor. O preço da noiva fantasma pode chegar a US$ 2.000.

O território chinês tem 4 fusos horários, mas todo país adota o mesmo horário. No Leste do país, o sol nasce às 4 da manhã; no oeste, às 9 horas.

Cerca de 77% do povo chinês não sabe que o uso de preservativo previne da Aids. Mas mesmo que o turista saiba, o melhor é levar de sua terra natal pois na China ele são de tamanho menor.

As baratas se tornaram moda como animais de estimação na China. Cada uma é vendida por US$ 12,50. Todas são devidamente higienizadas antes de serem comercializadas.

A Muralha da China foi recentemente "aumentada". Descobriu-se que sua real extensão chega a, aproximadamente, 7.200 km. Calcula-se que na sua construção trabalharam mais de 10 milhões de pessoas. É a única construção do mundo visível da Lua a olho nu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]