• Carregando...
De acordo com o Ministério da Justiça, dois agentes da Polícia Federal estão na França para trocar experiências na segurança da Olimpíada. | Henry Milléo/Gazeta do Povo
De acordo com o Ministério da Justiça, dois agentes da Polícia Federal estão na França para trocar experiências na segurança da Olimpíada.| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo

O Brasil possui integrantes da Polícia Federal em diversos países do mundo acompanhando de perto ações de segurança, inclusive ameaças e atos de violência e terrorismo, para colher informações que possam auxiliar no programa de segurança dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, segundo o secretário-extraordinário de segurança para grandes eventos do Ministério da Justiça, Andrei Rodrigues.

Dilma sanciona lei que dispensa visto durante a Olimpíada do Rio

Leia a matéria completa

O secretário informou que só na França, onde ocorreram neste mês ataques que deixaram 130 mortos, são dois agentes atuando em cooperação com forças locais.

“Já havia uma cooperação internacional, mas os atentados trouxeram luz a essa integração. Todos os países têm preocupação com a segurança dos Jogos, nós mais ainda como anfitriões, e a cooperação é um dos pilares na estrutura de enfrentamento ao terrorismo”, declarou o secretário.

“Temos um adido da PF trabalhando na França e trazendo informações importantes para nós aqui do Brasil..nosso adido está acompanhando os briefings de segurança na França nesse momento atual. São dados valiosos que agregam muito para nós”, completou Rodrigues, ao afirmar que 20 agentes estão espalhados por Europa, América do Norte, América Latina e África.

O secretário destacou que há uma aproximação cada vez mais forte entre as agências de inteligência visando os Jogos de 2016.

“Nossa aproximação com as agências de inteligência é cada vez maior, não só pelos últimos episódios, porque não podemos ser indiferentes e temos que aprender com isso para a nossa operação em 2016. Vamos acentuar cada vez mais a cooperação com a aproximação dos Jogos”, disse.

Na Olimpíada do Rio, haverá um Centro Integrado Antiterrorismo --o primeiro desse tipo em Jogos, segundo o governo--, que ficará baseado em Brasília e contará com a presença de agentes de diversos países, entre eles Estados Unidos, Rússia, Israel e França e outros.

O orçamento de segurança do governo federal para Copa das Confederações de 2013, Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada é de cerca de 1,5 bilhão de reais. Desse montante, foram gastos 1,17 bilhão para as Copas e estão sendo gastos mais 350 milhões para os Jogos. “Já tínhamos estrutura forte e o que estamos fazendo é complementar”, declarou o secretário. “Para nós esse montante é suficiente, mesmo depois do aconteceu em Paris.”

As forças federais devem contar com ao menos 47 mil homens na Olimpíada, enquanto as forças do Rio e os agentes privados devem acrescentar outros 38 mil no esquema de segurança dos Jogos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]