• Carregando...

Kosovo conseguiu nesta terça-feira o direito de ser considerado uma nação independente no mundo esportivo. Após uma reunião realizada em Mônaco, o Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou o reconhecimento definitivo ao país, depois que seu Comitê Executivo anunciou a homologação provisória em outubro.

A medida foi tomada nesta terça por unanimidade, depois de uma eleição com os dirigentes do COI, e faz com que Kosovo garanta o direito de disputar sua primeira Olimpíada em 2016, no Rio de Janeiro. O país passa a ser a 205.ª nação reconhecida pela entidade.

Os kosovares declararam independência da Sérvia unilateralmente em 2008 e desde então lutam para serem aceitos como país independente, enquanto os sérvios se recusam a aceitar a separação e brigam para mantê-los como parte de sua nação. Kosovo ainda não é membro das Nações Unidas e segue sem o reconhecimento de diversos países.

"O Comitê Executivo notou que o Comitê Olímpico de Kosovo tem os fatores requeridos e determinados no regulamento olímpico. Eles incluem requerimentos esportivos e técnicos, além da definição de 'país' definida na Regra 30.1 - 'um Estado independente reconhecido pela comunidade internacional'. Kosovo é reconhecido como país por 108 dos 193 membros das Nações Unidas", explicou o COI em comunicado oficial em outubro, quando definiu o reconhecimento provisório.

A decisão desagradou o Comitê Olímpico Sérvio, que trabalhava para bloquear a aceitação do Kosovo. A Sérvia, aliás, não reconhece a independência kosovar. Os países travaram uma sangrenta guerra na década de 90, quando Kosovo lutava para conseguir a separação. Desde então, a tensão entre as nações segue latente. Mesmo assim, o Comitê Olímpico da Sérvia aceitou a decisão.

"Em todo momento, mantivemos consultas com os comitês da Sérvia e de outros países envolvidos. Sei que o presidente não ficou feliz, mas me disse que aceitaria a decisão pelo interesse dos atletas de Kosovo. Este é um grande exemplo para o movimento olímpico", declarou Bach, que classificou Divac como "um exemplo de homem do esporte".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]