• Carregando...
Espera-se o mesmo sucesso da abertura na festa de encerramento da Olimpíada. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Espera-se o mesmo sucesso da abertura na festa de encerramento da Olimpíada.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A cerimônia de abertura da Olimpíada foi marcada pela exaltação da ‘arte da gambiarra brasileira’, como descreveram os diretores artísticos. Foi um sucesso. Na festa de encerramento da Rio-2016, neste domingo (21), a partir das 20 h no Maracanã, a tecnologia japonesa vai dar as caras.

O evento marca oficialmente o fim dos primeiros Jogos da América do Sul e oficializa a passagem da bandeira olímpica para Tóquio, que receberá a edição de 2020.

Weverton pega pênalti, vira herói e Brasil finalmente conquista o ouro no futebol

Leia a matéria completa

O objetivo no encerramento é fazer o Brasil se despedir dos Jogos com um grande carnaval de rua com referências a diversas festas regionais. O bloco Cordão da Bola Preta, um dos maiores do país, vai se apresentar. A cantora Carmem Miranda, responsável por clássicas marchinhas, será homenageada. Lenine e Martinho da Vila também são atrações.

“A ideia é falar sobre a arte feita pelo povo. E no final, claro, tem que ter carnaval”, diz a diretora criativa Rosa Magalhães, dona de seis títulos em desfiles da Marquês de Sapucaí.

A cerimônia vai envolver cerca de 3.800 pessoas e terá aproximadamente três horas de duração. Deste total, oito minutos são reservados ao Japão. O tempo é curto, mas já dará para dar uma ideia do perfil da próxima Olimpíada. O país asiático promete misturar tradições com surpresas tecnológicas.

“Queremos mostrar não só para as pessoas do Rio, e sim do mundo todo, como estamos animados para receber os Jogos em 2020”, afirma o diretor de planejamento da apresentação, Hidemasa Nakamura.

O evento ainda contará com o desfile das delegações, algo mais informal em relação à abertura. O responsável por carregar a bandeira brasileira será o canoista Isaquias Queiroz, recordista brasileiro de medalhas em uma única edição dos Jogos – abocanhou duas pratas e um bronze.

Temer fora da cerimônia

O presidente interino Michel Temer não vai ao Maracanã. O objetivo é escapar das vaias. Na abertura, em 5 de agosto, houve uma quebra de protocolo e o nome do peemedebista não foi anunciado no início do evento, mas Temer não escapou dos protestos na rápida participação que teve ao declarar os Jogos iniciados.

No encerramento, ele será representado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Na última quinta (18), Temer brincou ao ser questionado sobre sua ausência na festa. “Eu estou pedindo para reservar [as vaias] para as Paralimpíadas”, respondeu já afirmando que estará na abertura da competição que começa em 7 de setembro.

O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe e a governadora de Tóquio, Yuriko Koike – primeira mulher a ocupar o cargo na capital do Japão – estarão na cerimônia deste domingo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]