• Carregando...
 | Albari Rosa/Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A Lagoa Rodrigo de Freitas pode tranquilamente mudar de nome para Lagoa Isaquias de Queiroz. Na manhã deste sábado (20), o canoísta brasileiro conquistou a terceira medalha dele na Olimpíada do Rio. Ao lado de Erlon de Souza, ele ficou com a prata na prova do C2 1000m. Antes, o baiano já havia garantido outra a prata no C1 1000m e o bronze no C1 200m.

“O público foi o meu ouro na Olimpíada”, diz Isaquias, maior medalhista brasileiro no Rio

Leia a matéria completa

Os atuais campeões mundiais lideraram a prova durante os primeiros 750m, mas foram ultrapassados na reta final pelos alemães Sebastian Brendel e Jan Vandrey. O bronze ficou com os ucranianos Dmytro Ianchuk e Taras Mishchuk.

Isaquias se despede da competição deixando seu nome na história. Ele é o primeiro atleta brasileiro a conseguir três medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos. O recorde pertencia aos nadadores César Cielo (duas conquistas em Pequim-2008) e Gustavo Borges (duas em Atlanta-1996) e aos atiradores Guilherme Paraense e Afrânio da Costa (duas na Antuérpia-1920).

Este feito tende a ser só o primeiro para o jovem baiano. Com apenas 22 anos, projeta-se, pelo menos, mais duas Olimpíadas para Isaquias e ele vai lutar para ser tornar o maior medalhista brasileiro de todos os tempos. Este título, por enquanto, pertence aos velejadores Robert Scheidt e Torben Grael que tem cinco pódios olímpicos no currículo.

A prata de Isaquias é a 16a medalha do Brasil na Rio-2016. O país ainda tem cinco ouros e cinco bronzes. Esta é a campanha verde-amarela mais vitoriosa em uma Olimpíada, superando Atenas-2004, quando os brasileiros ficaram com cinco ouros.

Trajetória

Isaquias conheceu o esporte em um projeto social de sua cidade, Ubaitaba, no interior da Bahia. Ele foi descoberto pelo técnico Figueiroa Conceição – que atualmente treina as categorias júnior, sub-23 e sênior feminino da seleção de canoagem, em Curitiba. O grande salto do baiano nos resultados, porém, veio após a contratação do treinador espanhol Jesus Morlán, em 2013.

O profissional, que é o maior medalhista de todas as modalidades de seu país, com cinco pódios comandando o compatriota David Cal, revolucionou o esporte no Brasil. Implantou o núcleo de desenvolvimento em Lagoa Santa-MG e começou a colher resultados expressivos.

Sob a orientação de ‘Suso’ Morlán, Isaquias acumula seis pódios em Mundiais, dois ouros e uma prata no Pan-Americano de Toronto-2015 e agora três medalhas olímpicas na Rio-2016.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]