PUBLICIDADE
COI

Istambul aposta em belezas da cidade e juventude para sediar Olimpíada

Apresentação será seguida por Tóquio e Madri; às 17h deverá sair o resultado da votação que escolherá a próxima anfitriã dos Jogos

A primeira candidata a sede da Olimpíada de 2020 a fazer sua apresentação aos membros do COI (Comitê Olímpico Internacional) no congresso da entidade, hoje, em Buenos Aires, foi Istambul. Será seguida por Tóquio e Madri. Às 17h deverá sair o resultado da votação que escolherá a próxima anfitriã dos Jogos.

O principal discurso da delegação turca foi o de seu primeiro-ministro, Tayyip Erdogan, que optou por falar em sua língua. "Estava no avião, vindo do encontro do G20 em São Petersburgo, pensando em qual língua falaria aqui. Escolhi a língua do coração", disse. E mandou uma mensagem de paz, já que um possível conflito na vizinha Síria é visto como o ponto fraco da candidatura. "Istambul é a cidade da paz, da tolerância", afirmou.

Ao final da apresentação, quando o príncipe Albert, de Mônaco, membro do COI, perguntou à delegação turca como as Olimpíadas ajudariam a região, cheia de conflitos, Erdogan pediu a palavra para ele mesmo responder. E voltou ao tema da paz.

"Os Jogos contribuirão para a paz. A Olimpíada fala de união, de amizade, de respeito. E nosso país tem união e diversidade", afirmou o primeiro-ministro.

Erdogan também disse que o país vive um momento diferente do que era há 11 anos e que, daqui a sete, estará melhor. "Istambul será o primeiro páis muçulmano com os Jogos Olímpicos. Vamos construir a história juntos", pediu.

Beleza e Juventude

A apresentação de Istambul foi previsível, sem nenhuma atração especial. Foram mostrados vídeos bem editados, em que apareciam as belezas da cidade que tem uma parte no continente europeu e outra, no asiático. Estavam lá imagens do Chifre de Ouro, do mar de Marmára, da mesquita Azul, da ponte de Galata, do Grande Bazar.

Outro vídeo foi apresentado, focado em falas de jovens cosmpolitas da cidade. A aposta na juventude do país é um dos motes da candidatura turca.

Um garoto disse que em Istambul "muçulmanos, cristãos e judeus convivem em paz".

Seguindo essa linha "nossa linda juventude", a tenista turca Cagla Buyukakcay, 24, foi chamada ao palco para discursar. "Nós, jovens de Istambul, temos muita energia. Temos boa educação, somos globalizados. Queremos ser um exemplo, acreditamos que podemos mudar o mundo. Meu sonho é participar de uma Olimpíada e trazer os Jogos para meu país. Em Istambul, as pessoas terão uma visão diferente da cultura muçulmana", disse.

PUBLICIDADE
    • SELECIONADO PELO EDITOR
    • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
    • QUEM MAIS COMENTOU
    Assine a Gazeta do Povo
    • A Cobertura Mais Completa
      Gazeta do Povo

      A Cobertura Mais Completa

      Assine o plano completo da Gazeta do Povo e receba as edições impressas todos os dias da semana + acesso ilimitado no celular, computador e tablet. Tenha a cobertura mais completa do Paraná com a opinião e credibilidade dos melhores colunistas!

      Tudo isso por apenas

      12x de
      R$49,90

      Assine agora!
    • Experimente o Digital de Graça
      Gazeta do Povo

      Experimente o Digital de Graça!

      Assine agora o plano digital e tenha acesso ilimitado da Gazeta do Povo no aplicativo tablet, celular e computador. E mais: o primeiro mês é gratuito sem qualquer compromisso de continuidade!

      Após o período teste,
      você paga apenas

      R$29,90
      por mês!

      Quero Experimentar
    VOLTAR AO TOPO