• Carregando...
 | ANDREJ ISAKOVIC/AFP
| Foto: ANDREJ ISAKOVIC/AFP

Os Estados Unidos derrotaram a Espanha nesta sexta-feira (19), por 82 a 76, na Arena Carioca 1, e avançaram à final do basquete masculino da Rio-2016.

Na decisão, marcada para as 15h45 (de Brasília) de domingo (21), novamente na Arena Carioca 1, os norte-americanos vão encarar os vencedores do confronto entre Austrália e Sérvia, que se enfrentam ainda nesta sexta (19), às 19h.

O Dream Team avança para a final dos Jogos pela terceira vez consecutiva, a sexta nas últimas sete Olimpíadas. Entre Barcelona-1992 e Londres-2012, ganhou o ouro em cinco edições. Só não triunfou em Atenas-2004, quando foi eliminado pela Argentina nas semifinais.

Depois de encantar torcida, Brasil perde para Canadá e fica sem medalha

Leia a matéria completa

Estados Unidos e Espanha se enfrentaram pela 11ª vez em uma Olimpíada. E essa foi justamente a 11ª vitória dos norte-americanos, que são os grandes algozes do time espanhol nos Jogos.

Os dois times já haviam se enfrentado nas últimas três Olimpíadas, sempre com sucesso para os Estados Unidos e frustração para a Espanha. Tanto em 2008 quanto em 2012 o Dream Team venceu na final e não permitiu que a geração do pivô Pau Gasol, 36, ganhasse um ouro. Em Atenas-2004, o confronto foi válido pelas quartas de final.

Essa geração, inclusive, deve dar adeus à seleção, pois todos se aproximam da aposentadoria. A Espanha que foi convocada para a Rio-2016 tem outros três jogadores do grupo do pivô que atualmente está no San Antonio Spurs: o armador José Calderón, 34, e os alas Juan-Carlos Navarro e Felipe Reyes, ambos com 36 anos.

Gasol brilhou nesta sexta-feira. Ele foi o cestinha da partida com 23 pontos. Converteu até duas bolas de três pontos, algo que não é da sua especialidade. Porém, não contou com uma grande ajuda de seus companheiros. Nenhum deles, tirando o pivô, se destacou.

Apesar disso, os espanhóis se mostraram competitivos em quase todo o jogo. Só se renderam no final, quando o time cansou, pois os Estados Unidos não deram nenhuma chance para uma reação.

O grande destaque dos Estados Unidos foi o ala Klay Thompson, que marcou 22 pontos. O ala Kevin Durant contribuiu com 14. O pivô DeAndre Jordan também teve uma boa participação. Pegou 16 rebotes e deu quatro tocos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]