Assinaturas Classificados
Assinaturas

Publicidade
Londres-2012

Arábia Saudita libera a participação de mulheres nos Jogos de Londres

Amazona Dalma Rushdi Malhas é a única saudita classificada, mas país se colocou à disposição para convites

24/06/2012 | 23:41 |
  • Comentários

A Arábia Saudita anunciou neste domingo (24) que irá apoiar a participação de mulheres nos Jogos Olímpicos de Londres . Pela primeira vez o país será representado em uma competição olímpica por atletas femininas.

O anúncio da decisão inédita foi feito pela BBC, rede britânica de rádio e televisão, que citou um comunicado emitido pela embaixada saudita na Grã-Bretanha. Até agora o país não permitia a participação de suas cidadãs.

Em toda a história dos Jogos, três países nunca enviaram mulheres às competições: Catar, Brunei e Arábia Saudita, onde prevalece a religião islâmica. Os catarianos já haviam anunciado que quebrariam essa barreira em Londres e agora os sauditas seguem o mesmo caminho.

Em abril, o rei Abdullah havia afirmado que a proibição seguiria em prática. Depois disso, foram seis semanas de negociações diplomáticas, que culminaram com o comunicado emitido neste domingo. Chegou-se até a falar em exclusão dos sauditas dos Jogos por preconceito.

A decisão, de acordo com a Arábia Saudita, foi tomada em comum acordo pelo rei, o seu herdeiro real, o ministro do exterior e a cúpula clerical do país, entre outros. Foi justificada como mais um passo rumo à abertura política e social.

Só uma mulher saudita, porém, está classificada para competir em Londres. É Dalma Rushdi Malhas, amazona de 20 anos, que irá participar da prova de saltos. O Comitê Olímpico da Arábia Saudita, porém, se colocou aberto a convites.

      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 49,90 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade