• Carregando...
Torcida paranista ocupa o Couto Pereira em jogo contra o Atlético-MG, em 2017, pela Copa do Brasil. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Torcida paranista ocupa o Couto Pereira em jogo contra o Atlético-MG, em 2017, pela Copa do Brasil.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Após apenas duas rodadas de Brasileirão, a média de público da competição está abaixo da prevista pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Antes da disputa, a CBF acreditava em uma média superior a 18 mil pagantes. Até o momento, este número está em 16.348.

A entidade, no entanto, ainda aposta em uma melhoria significativa do número de pessoas nos estádios em 2018.

Um dos fatores que elevam o otimismo da CBF é justamente o retorno do Paraná à elite do futebol nacional após dez anos seguidos na Série B, conforme demonstra reportagem publicada no blog de Marcel Rizzo, no UOL Esporte.

>>> Confira a tabela completa do Brasileirão

A CBF vê no Tricolor um clube com potencial de público. A aposta da entidade é que o Paraná possa usar o estádio do rival Coritiba, Couto Pereira, para conseguir elevar sua média, aproveitando o fato do time estar alviverde estar na Série B.

A Vila Capanema, casa paranista, suporta 17 mil torcedores — na derrota por 4 a 0 para o Corinthians, no último domingo (22), teve público total de 16.772. Para o próximo jogo, contra o Sport, o Tricolor está fazendo inclusive uma promoção para lotar novamente o seu estádio.

O Couto, por sua vez, suporta atualmente até 40.500 pessoas. Na última vez em que jogou na casa do Coxa, em 2017, o Paraná colocou 36.791 pagantes no embate com o Boa Esporte pela última rodada da Série B. Vale lembrar que o Tricolor chegou a procurar o Coritiba para alugar o Couto para o duelo com o Timão, este ano, mas ouviu como resposta que o gramado da casa alviverde estaria passando por reformas.

O próprio Tricolor havia cogitado reformar a Vila Capanema para a Série A, mas, até o momento, os planos não saíram do papel. Existe ainda a opção pela Arena da Baixada, casa do rival Atlético, mas o alto valor pedido pelo aluguel teria esfriado o interesse paranista.

Além do retorno do Paraná, outro fator mantêm a aposta da CBF em um crescimento na média de público: pela primeira vez, desde 2012, os quatro principais clubes de São Paulo, do Rio de Janeiro, além dos dois maiores de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul estão juntos na Série A. Além disso, há a crença de que os clubes podem diminuir a média do preço mínimo do ingresso no decorrer da competição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]