• Carregando...
Geninho, René Simões e Leandro Niehues: um dos três começará a noite deste domingo como campeão estadual |
Geninho, René Simões e Leandro Niehues: um dos três começará a noite deste domingo como campeão estadual| Foto:

PM garante segurança a curitibanos

Nicolas França

Milhares de atleticanos e coxas-brancas, além de alguns poucos paranistas. Apesar de a maioria querer apenas torcer por seu time, os arruaceiros de sempre também marcando presença. Todos se movimentando pela cidade hoje, em meio ao restante da população que não viajou no feriado prolongado. Um cenário complicado, mas diante do qual a Polícia Militar promete não dar brechas para confusões.

O grande trunfo da PM – cujo efetivo completo atuará em conjunto com a Polícia Civil e a Guarda Municipal – é segurar a torcida campeã por uma hora e meia no estádio após o fim do jogo. "É mais ou menos esse o tempo que precisamos para não haver cruzamentos nas ruas", diz o coronel Jorge Costa Filho, que vai coordenar as operações.

Para ele, não será um grande problema nem mesmo se a zebra passear por Curitiba e fizer com que o título fique para o J. Malucelli. "Reforçado, o efetivo pode sim dar conta da movimentação das duas grandes torcidas ao mesmo tempo", garante o coronel Costa.

Segundo o coronel Costa, o torcedor arruaceiro não terá moleza. "A população pode ficar tranquila. Já quem está pensando em aprontar algo tem mais é de ficar esperto, porque será detido como marginal e passará um tempinho na cadeia", promete. Nos terminais – muitas vezes transformados em praças de guerra –, a polícia também estará atenta.

  • Rafael Moura (Atlético), Marcelinho Paraíba (Coritiba) e Bruno Batata (J.Malucelli): três dos destaques do Paranaense 2009

Termina neste domingo um dos mais disputados e bagunçados campeonatos estaduais da história do futebol paranaense. Ao mesmo tempo em que fica marcado pelo equilíbrio e pela presença de três times brigando diretamente pelo troféu (Atlético, Coritiba e J.Malucelli) até a última rodada, a edição 2009 do Campeonato Paranaense marcou o primeiro capítulo de uma história que promete render polêmicas pelo menos até o ano que vem.

O regulamento da competição apresentou falhas e por um erro de redação – argumento defendido pela Federação Paranaense de Futebol – criou um termo e uma condição até então inéditos: o "supermando". O time que terminasse na primeira colocação ao final da primeira fase ganharia dois pontos extras, a vantagem de mandar os sete jogos na fase decisiva em seu estádio, além de ter a vantagem do empate caso terminasse a competição com o mesmo número de pontos que um adversário.

Mas engana-se quem aponta a FPF como única culpada nessa polêmica toda, que teve capítulos nas esferas estadual e superior do Tribunal de Justiça Desportiva. A aprovação do já famoso artigo 9º, bem como a íntegra do regulamento, provou que nenhum clube prestou a devida atenção ao texto do documento. E pior. Todos assinaram concordando com um regulamento que mais tarde contestariam.

O grande problema nessa história toda é que pelo que rege o Estatuto do Torcedor, um regulamento precisa ser mantido por pelo menos dois anos. Se não houver alguma brecha jurídica, o papelão do Campeonato Paranaense irá se repetir em 2010.

Faltou organização, sobrou competitividade

A última rodada mostra o quão competitivo foi o Campeonato Paranaense de 2009. Quem tem mais chances de ficar com o título é o Atlético. Para isso, o Furacão – que começou esta fase com dois pontos extras pela melhor campanha na primeira fase - precisa de uma vitória simples contra o Cianorte na Arena da Baixada.

Assim o time chegaria aos 17 pontos e, mesmo se o Coxa vencesse (chegaria ao mesmo número de pontos), o rubronegro teria a vantagem nos critérios de desempate (melhor campanha em todo o Estadual). Já o rival Coritiba precisa vencer o Nacional no estádio Couto Pereira e depende de um tropeço (como um empate, por exemplo) do Atlético para ficar com o "caneco".

O terceiro candidato ao título é o Jotinha, mas a missão do caçula curitibano é mais complicada. Além de vencer o Paraná Clube no Janguitto Malucelli, ele precisa torcer por tropeços da dupla Atletiba.

Todos os jogos da última rodada do Campeonato Paranaense de futebol começam às 15h45 deste domingo (3). A Gazeta do Povo Online acompanha os jogos Atlético x Cianorte e Coritiba x Nacional pelo sistema LANCE A LANCE. Logo após a definição do campeão, um pôster (wallpaper) será disponibilizado aos leitores/torcedores para download.

O jogo entre J.Malucelli x Paraná (este com mais atenção) e Iraty x Paranavaí terão acompanhamento gol a gol, com destaques e informações importantes. Na segunda-feira a Gazeta Esportiva, suplemento de esportes do jornal Gazeta do Povo, chega às bancas com toda a cobertura, análise e repercussão da rodada.

A motivação de cada um

Geninho busca desfecho feliz

Para o Furacão, o título encerraria um ciclo (e daria início a um novo) na Arena da Baixada. Correndo sério risco de rebaixamento no Brasileirão de 2008, o time passou por uma grande reformulação interna. A volta do técnico Geninho - ídolo máximo da torcida desde o título da Série A de 2001 – assumiu a equipe e na base da raça e da superação conseguiu evitar uma trágica queda para a Série B.

Uma mudança diretiva no final de 2008 pôs fim à era Petraglia (Marcos Malucelli assumiu a presidência) e deu início a dias mais tranquilos e acessíveis no Atlético, tanto para a imprensa, quanto para o torcedor. O título estadual (que não vem desde 2005) seria o desfecho e a coroação de uma empreitada espinhosa iniciada em meados do ano passado.

Dois jogadores atleticanos também buscam objetivos individuais na última rodada. Rafael Moura, com13 gols na competição, esta prestes a se consagrar como artilheiro da temporada. Só um evento muito inesperado lhe tiraria o posto de goleador do campeonato (Wellington Silva e Bruno Batata, ambos com oito gols, tem chances mínimas). Já o goleiro Gallato pode terminar a competição como o goleiro menos vazado. Vanderlei, do rival Coritiba, também está nesta briga.

Coxa com motivação de última hora

O Coritiba não pensa em outra coisa que não títulos em 2009. No ano em que completa 100 anos de história, as conquistas seriam os melhores presentes do time ao torcedor, maior patrimônio alviverde. Motivação não falta. Além do centenário em si, a volta do técnico René Simões (campeão pelo Coxa da Série B 2007) foi a injeção de ânimo que o time precisava para manter a boa campanha da Copa do Brasil e inda sonhar com o título Estadual, além de ter boas perspectivas no Brasileirão e na Sul-Americana.

Para alviverdes, que têm prestigiado e testemunhado o bom futebol do meia Marcelinho Paraíba (jogador contratado para ser a estrela do centenário), a chance de frustrar o título do rival também é combustível para a rodada. Uma parte deste objetivo foi comemorada semana passada com a goleada por 4 a 2 no clássico Atletiba (quebrando jejum de oito anos sem vitórias na Arena da Baixada).

Jotinha... um suspiro final

Suspiro final porque a partir do término do Campeonato Paranaense, o J.Malucelli passa a se chamar Corinthians Paranaense. Uma parceria com o clube paulista transformará o antes simpático caçula da capital, em um conterrâneo pouco popular (enquetes em fóruns promovidos pela Gazeta do Povo mostraram grande rejeição dos torcedores do novo Corinthians).

Por outro lado, um título coroaria um trabalho profissional e muito bem feito pela equipe curitibana. Capitaneados pelo promissor técnico Leandro Niehues, a equipe surpreendeu os rivais e tornou-se uma pedra nos sapatos da dupla Atletiba. Isso porque venceu o Atlético em plena Arena da Baixada e derrotou o Coritiba no Janguitto Malucelli. Bons jogadores e muita dedicação e empenho levaram o time à justa condição de postulante ao título do Paranaense.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]