• Carregando...
Thiago Assad, o Turco, criou um abaixo-assinado no Facebook para pedir exames antidoping no Sesc Triathlon Caiobá. | Priscila Forone/ Gazeta do Povo
Thiago Assad, o Turco, criou um abaixo-assinado no Facebook para pedir exames antidoping no Sesc Triathlon Caiobá.| Foto: Priscila Forone/ Gazeta do Povo

A primeira etapa do Sesc Triathlon Circuito Nacional começa neste domingo (8), na praia de Caiobá, em Matinhos, no litoral paranaense, envolta em polêmica. Cerca de 150 competidores assinaram uma petição online solicitando a aplicação de exame antidoping nos participantes do circuito.

A meta, explica Thiago Assad, bicampeão em Caiobá em 2012 e 2013 e vice-campeão mundial do duatlo em 2011, conhecido como Turco, é chegar a 500 assinaturas e entregar a petição às federações de todo o país.

“Queremos deixar o esporte mais justo. São muito poucos exames nas provas, dois ou três por ano. Se conseguíssemos fazer o antidoping, valorizaria o triatlo”, ressalta Turco. A petição está na página pessoal de Assad no Facebook.

O documento sugere que o primeiro dos exames seja por sorteio entre todos os participantes do Circuito Sesc e o segundo seja por sorteio entre os cinco primeiros colocados. “Muitos competidores quando chegam em campeonatos nacionais ou mundiais, em que há fiscalização, acabam não tendo um bom desempenho”, alega Assad, referindo-se à possibilidade de uso de sustâncias ilícitas.

Apesar de achar que o manifesto é um caminho para a valorização do esporte, a triatleta Luca Glaser, que em 2013 participou do Mundial Ironman do Havaí, diz acreditar que, no momento atual das Federações, o pedido não seja tão relevante.

Para ela, além de o exame ser caro, é preciso investir na nova geração. “Hoje há coisas muito mais importantes para os atletas lutarem. Na situação das federações, não acho viável implantar esse sistema.”

O presidente da Federação Paranaense de Triatlo, Luiz Iran Guimarães, afirma ser a favor do antidoping. Mas diz que tanto a Confederação Brasileira quanto as outras federações não têm dinheiro nem suporte técnico para os exames. “Não sou contra, desde que alguém banque”, explica Guimarães. O presidente afirma ainda que existem outras prioridades para o esporte. “Se a Federação tivesse verba, investiria na iniciação ao esporte”, ressalta.

As largadas da primeira etapa do Sesc Triathlon Circuito Nacional ocorrerão na Praça Central de Caiobá, na Praia Mansa, e têm início às 7 horas de domingo.

Cerca de 1.200 atletas se inscreveram para a etapa de Caiobá, que chega à sua 11.ª edição. Serão 1.500 m de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida.

A Rodovia Alexandra-Matinhos será parcialmente interditada no sentido Curitiba-Matinhos na manhã de domingo. A Avenida do Contorno terá o trânsito totalmente interrompido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]