• Carregando...
Vila Olímpica: alvo de críticas. | YASUYOSHI CHIBA/AFP
Vila Olímpica: alvo de críticas.| Foto: YASUYOSHI CHIBA/AFP

Os australianos reclamaram, os italianos resolveram pagar por consertos e os angolanos sentiram falta de TVs nos apartamentos. Enquanto as críticas à Vila dos Atletas se multiplicam, a delegação da África do Sul veio a público para elogiar formalmente as instalações do alojamento olímpico.

A nota foi assinada pelo Comitê Olímpico Sul-Africano (Sascoc, na sigla em inglês). O comunicado enumera os itens que a delegação encontrou nos apartamentos. “Ao contrário de vários relatos na mídia de que a vila está ‘inabitável’, o bloco do Time África do Sul tem excelentes acomodações, com suítes espaçosas, ar-condicionado, WiFi confiável em todos os quartos, áreas de recepção, varandas, piscina, pia de cozinha, telas contra mosquitos, ventiladores etc.”

Atleta paranaense concorre para ser o porta-bandeira do Brasil na Olimpíada

Leia a matéria completa

O comitê sul-africano ponderou ainda que as condições da Vila dos Atletas estão dentro dos padrões de outras edições dos jogos. “Com a cerimônia de abertura a 11 dias e a vila quase completa, os padrões já parecem estar no mesmo nível com a maioria das vilas olímpicas até hoje”.

Além do comunicado oficial, a equipe já havia elogiado a Vila dos Atletas por meio do Twitter. O perfil oficial do time africano chegou a compartilhar imagens dos apartamentos escolhidos pela equipe e afirmou que os atletas estavam “aproveitando a ótima acomodação”.

Prefeito volta atrás

Um dia depois de dizer que poderia botar um canguru em frente ao prédio dos australianos na Vila Olímpica, para fazer “se sentir em casa” a delegação que mais reclamou dos problemas de acabamento da vila, o prefeito Eduardo Paes adotou um tom mais sério ao falar do caso.

Não chegou a pedir desculpas, mas deu razão aos australianos e evitou repetir o uso de bom humor ao responder sobre o caso. “Estão corretíssimos (a Austrália sobre precisar de encanadores e não cangurus). A minha declaração foi toda no sentido de que o time da Austrália tinha de fato enfrentado problemas, que era compreensível e que a gente tinha que ajustar isso. E aí quis dizer que a gente queria dar um ambiente australiano.”

Perguntado se os problemas na Vila representariam a “primeira derrota” do Rio na organização dos Jogos, Paes rebateu. “Não, longe disso. Claro que não é bom que tenha acontecido. É natural que tenha problemas, mas em um ou outro caso específico foi excessivo. Estive na sexta-feira com o pessoal do comitê da Austrália, pessoalmente, e realmente vi que a situação estava muito ruim. O prédio da Austrália era de fato o pior”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]