• Carregando...
O tenista brasileiro Rogério Dutra Silva não foi páreo para Marin Cilic, perdendo por 3 a 0, | Jewel Samad/AFP
O tenista brasileiro Rogério Dutra Silva não foi páreo para Marin Cilic, perdendo por 3 a 0,| Foto: Jewel Samad/AFP

Os brasileiros Thomas Bellucci, Rogério Dutra Silva e Guilherme Clezar foram eliminados por adversários mais bem ranqueados na primeira rodada do Aberto dos EUA (US Open), nesta segunda-feira (29), enquanto o espanhol Rafael Nadal estreou com vitória tranquila sobre o uzbeque Denis Istomin.

Número 65 do mundo, Bellucci travou um duelo de quase três horas com o russo Andrey Kuznetsov (47º), mas acabou sofrendo um revés frustrante, por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6, 6/1 e 7/6 (8/6). O quarto set foi disputadíssimo, com duração de 1h15, mas o russo acabou levando a melhor no tie-break. Foi a 14ª derrota da carreira de Bellucci na estreia de um Grand Slam.

Já Rogerinho (108º) não foi páreo para o croata Marin Cilic, nono colocado do ranking e campeão do Grand Slam nova-iorquino em 2014. O paulista até deu trabalho ao croata nos dois primeiros sets, mas foi atropelado no terceiro e perdeu por 6/4, 7/5 e 6/1, em 1h38 de jogo. Sétimo cabeça de chave da competição, Cilic enfrentará na segunda rodada o ucraniano Sergiy Stakhovsky, que superou o português Gastão Elias em cinco sets, por 6/1, 3/6, 2/6, 6/3 e 7/6 (7/4).

O último brasileiro a entrar em quadra foi Guilherme Clezar (174º), que enfrentou o suíço Marco Chiudinelli (144º), outro tenista que garantiu sua vaga na chave principal no qualifyer. O gaúcho começou muito bem, com vitória por 6/2 no primeiro set, mas perdeu o segundo no tie-break e acabou sofrendo a virada, com parciais de 2/6, 7/6 (8/6), 6/2 e 6/4.

Favoritos

Entre os favoritos, Nadal, número 5 do mundo, não teve a menor dificuldade para despachar Istomin (120º), por 6/1, 6/4 e 6/2. Campeão do US Open em 2010 e 2013, Nadal, que conquistou a medalha de ouro no torneio de duplas dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, disputará uma vaga na terceira rodada com o italiano Andreas Seppi (87º).

A primeira zebra da competição foi a eliminação do francês Richard Gasquet, 13º cabeça de chave, superado pelo jovem inglês Kyle Edmund, 84º do ranking, com parciais de 6/2, 6/2 e 6/3.

Na verdade, o resultado não foi tão surpreendente, já que Gasquet teve a preparação perturbada por dores na coluna e no abdômen. “Fiquei parado por seis semanas, então foi complicado voltar a jogar. Pensei que poderia estar melhor, mas mal consegui me movimentar. Como o cara do outro lado jogou bem, ficou ainda mais complicado”, lamentou o francês.

Outro cabeça de chave caiu na estreia, o eslovaco Martin Klizan (28º), atropelado por 6/2, 6/1 e 6/1 pelo veterano russo Mikhail Youzhny, de 34 anos, número 61 do mundo.

Feminino

No feminino, a italiana Roberta Vinci, sétima cabeça de chave e atual vice-campeã do torneio, teve estreia tranquila contra a alemã Anna-Lena Friedsam (46ª), que derrotou por 6/2 e 6/4. No ano passado, Vinci causou enorme sensação ao impedir Serena Williams de fechar o Grand Slam, com vitória surpreendente sobre a americana nas semifinais.

Já a alemã Angelique Kerber, atual campeã do Aberto da Austrália e vice em Wimbledon, precisou de apenas 33 minutos em quadra. A número 2 do mundo foi beneficiada pela desistência da polonesa Polona Hercog (120ª), que abandonou o jogo quando perdia por 6/0 e 1/0. “O importante foi ter passado pela primeira rodada. Estreias em Grand Slams costumam ser complicadas para mim”, reagiu Kerber.

“Ser número um do mundo é um objetivo para mim, mas não posso colocar pressão demais em cima de mim mesmo”, completou a alemã, que vem de três vice-campeonatos seguidos, em Wimbledon, nos Jogos do Rio e em Cincinnati.

Outra favorita da chave feminina, a espanhola Garbiñe Muguruza, número 3 do mundo, teve uma estreia bem mais complicada do que o esperado diante da belga Elise Mertens (137ª). Saiu perdendo o primeiro set por 6 a 2, mas reagiu de forma contundente, com um ‘pneu’ no segundo, antes de garantir a virada, com parciais de 2/6, 6/0 e 6/3.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]