• Carregando...
Time do Caramuru, repesentante de Castro,na Superliga. | CHRISTIAN CHRISTOFORO/Divulgação
Time do Caramuru, repesentante de Castro,na Superliga.| Foto: CHRISTIAN CHRISTOFORO/Divulgação

Pouco dinheiro, trabalho coletivo, determinação... Assim duas equipes do interior do Paraná colocam o estado no mapa do vôlei brasileiro. Maringá, indo para a quarta temporada da Superliga, e a Castro, com o supreendente Caramuru, tentam despertar o mercado local para o esporte-sensação no país, ouro na Olimpíada do Rio.

A Superliga Masculina de Vôlei começa nesta quinta-feira (27) com o confronto entre o Copel Telecom Maringá Vôlei e o Sesi-SP, no ginásio Chico Neto, casa da equipe do norte paranaense. A equipe do levantador Ricardinho vai para a sua quarta temporada e busca apagar a imagem deixada no último campeonato, quando foi rebaixado para a Superliga B, mas seguiu na elite devido à desistência do São José Vôlei.

Uma das grandes novidades para a temporada 2016/2017 é a participação de outro time paranaense, o Caramuru Vôlei, da cidade de Castro. O município, com aproximadamente 70 mil habitantes, vai disputar pela primeira vez a competição nacional contra gigantes recheados de campeões olímpicos.

O técnico do Caramuru Vôlei, Fábio Sampaio, revela que a equipe tem objetivos modestos, principalmente pela grande diferença de orçamento com outros times.

“Nossa expectativa é crescer durante a competição e nos firmar no cenário nacional da modalidade. É um momento único para o esporte na cidade, mas temos que ter pés no chão e sabermos das nossas dificuldades e da modéstia do nosso projeto. Temos como objetivo permanecer na elite para a próxima temporada e a partir daí pensar em um time com orçamento maior e elenco mais experiente.”

O time de Castro manteve a mesma equipe que conquistou a Superliga B na temporada passada, mas outros três atletas devem ser anunciados até o início da competição. “Optamos por iniciar o trabalho com a equipe campeã da Superliga B, primeiro pelo mérito de terem conquistado um torneio tão difícil e segundo pelo baixo custo. Nos próximos dias devemos receber alguns reforços que vão nos ajudar”, comenta Sampaio.

Pelo lado de Maringá, o estreante fica no banco de reservas, é o técnico Sidnei Nutti, que tem pela primeira vez a oportunidade de comandar um time na Superliga. Ele ressalta que a equipe tem de focar no planejamento e aproveitar as brechas deixadas pelos adversários. “Estou bastante otimista em relação ao time, senti os atletas extremamente motivados. Vamos traçar uma meta fixa e se algum time vacilar nós pegamos a posição deles, seja ela oitava, quinta, quarta, não importa a posição, mas vamos chegar onde podemos chegar.”

Além dos dois times paranaenses, a Superliga Masculina 2016/2017 terá a presença do atual tricampeão Sada Cruzeiro, Sesi-SP, Funvic Taubaté, Minas Tênis Clube, Lebes Gedore Canoas, Bento Vôlei, Montes Claros, Vôlei Brasil Kirin de Campinas, Juiz de Fora e São Bernardo.

O Caramuru Vôlei estreia no sábado, às 20h, contra o Funvic Taubaté, dos campeões olímpicos, Wallace, Lucarelli e Éder. A partida será no ginásio Padre José Pagnacco.

Elencos

Copel Telecom Maringá Vôlei

Levantadores: Ricardinho, Pedro e Hélder

Opostos: Leozão e Maurílio

Ponteiros: Matheus Seco, Renato Hermely, Thiago Aranha e Sérgio Félix.

Centrais: Ualas, Mudo, Michael e Aureliano

Líberos: Felipe e Guilherme Gentil

Caramuru Vôlei

Levantadores: Lucas, Edgar e Gustavo

Opostos: Caio, Eric e Edy

Ponteiros: Cris, Robinho, Sibá e Peron

Centrais: Diego, Edenilson, Alesson, Maycon e Thales

Líberos: Matheus e Mendel

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]