• Carregando...
Teliana treina em Curitiba antes do embarque para os Estados Unidos. Estreia contra russa complica a tenista. | Albari Rosa/gazeta do povo
Teliana treina em Curitiba antes do embarque para os Estados Unidos. Estreia contra russa complica a tenista.| Foto: Albari Rosa/gazeta do povo

Teliana Pereira se apega aos fatos quando diz que nunca viajou tão confiante para um US Open – o último Grand Slam da temporada, disputado em quadra dura, começa nesta segunda-feira (31), em Nova York (EUA).

Em 2015, a pernambucana venceu pela primeira vez na carreira um torneio da WTA (Associação das Tenistas Profissionais) ao conquistar o título em Bogotá, na Colômbia.

GRÁFICO: a temporada perfeita de Teliana

Em Roland Garros, principal campeonato de quadra de saibro do mundo, ela repetiu a campanha do ano passado. Ganhou uma partida e chegou novamente à segunda fase em Paris. Mas a autoconfiança da tenista deu um salto ainda maior no início de agosto. Precisamente de 30 posições.

GALERIA: a trajetória da tenista número 1 do país

Mesmo machucada, Teliana triunfou no WTA de Florianópolis, acumulou 280 pontos no ranking e se tornou a segunda brasileira a furar o top 50 desde a gaúcha Niege Dias, em 1988.

“Vou chegar lá [US Open] com outras perspectivas”, admite Teliana, principalmente por finalmente estar livre de dor no joelho direito, operado duas vezes [menisco e cartilagem].

Albari Rosa/Gazeta do Povo

“Venho de uma boa sequência de jogos, pela primeira vez treinei por duas semanas na quadra rápida, fiz uma boa preparação física e meu joelho está super bom. Chego muito bem preparada. Espero me sentir confortável na quadra”, diz.

Criada no saibro, a número 1 do Brasil não esconde a dificuldade para atuar em quadras duras como as do Aberto dos Estados Unidos. O piso de concreto com finas camadas de borracha e pintura acrílica muda completamente a dinâmica do esporte em comparação à terra batida, onde o jogo é mais lento e com trocas de bola mais frequentes. Situação agravada pela escassez de locais adequados para treino em Curitiba, onde vive e treina.

Neste ano, foram apenas quatro partidas fora do habitat natural, todas na Austrália, com apenas uma vitória. “Na quadra rápida você precisa ser mais agressivo, o jogo fica mais reto. Eu prefiro rebater bolas mais altas, desenvolver mais”, explica.

“Dessa vez conseguimos uma quadra no condomínio de um amigo do Alexandre [Zornig, namorado e gestor da carreira]. Ela é bem parecida com a do US Open”, comemora a atleta.

Desde que venceu em Florianópolis, Teliana optou por esvaziar seu calendário e focar na recuperação física até o Grand Slam americano, com treinos diários sob o comando dos técnicos Renato Pereira, seu irmão, e Caio Britto. Por isso, acabou caindo cinco posições no ranking e hoje, aos 27 anos, é a 53.ª do mundo.

Bem acima da expectativa que ela própria havia imaginado para o ano – o objetivo era ser top 70 –, mas ainda distante de completar seu potencial, mesmo não sendo mais nenhuma garotinha.

Albari Rosa/Gazeta do Povo

“Perdi dois anos de tênis com lesões]. Então digo que tenho 25, olha que beleza”, brinca a pernambucana de sotaque paranaense, que passou por uma severa reeducação alimentar antes de decolar na temporada. “Na minha carreira, tive de correr muito atrás das coisas, deixei de jogar torneios porque não tinha condição de viajar. Isso interfere um pouco [no fato de obter resultados já mais velha]... Sempre coloco os objetivos aos poucos, mas no fundo, no fundo, os sonhos são muito mais altos”.

Na largada, Teliana enfrentará a cabeça de chave 13 do torneio, a russa Ekaterina Makarova, semifinalista do Grand Slam americano no ano passado.

Nesta temporada, ela já encarou essa adversária, durante a segunda rodada de Roland Garros, perdendo por 6/2 5/7 6/3. A partida não tinha ainda horário e data confirmada pela organização do evento.

  • Atleta embarcou quarta-feira (26/8) para Nova York para a disputa do US Open. Torneio americano faz atleta fechar o ciclo de Grand Slans na temporada.
  • Atleta volta aos treinos em Curitiba, agora para o desfecho da temporada. O calendário é puxado. 31/09 - US Open ; 07/09 - Biarritz (FRA); 14/09 H St Malo (FRA); 28/9- WTA Premier Wuhan (China) ;05/10- WTA Premier Beijing (China) ;12/10- WTA International Tianjin (China) .
  • Teliana recebeu em agosto o título de Cidadania Honorária de Curitiba. Com 27 anos de idade, a alagoana Teliana Pereira se mudou para a capital do Paraná com apenas 8 anos de idade. Ela começou a treinar em 2005 e, dois anos depois, conquistou o bronze no torneio de duplas dos Jogos Pan-Americanos realizados no Rio de Janeiro. Na carreira, já acumula 27 títulos. O evento foi prestigiado pelo ex-jogador Alex e família. A filha do ex-camisa 10 também é tenista.
  • Entre o final de julho e o início de agosto, Teliana faturou o WTA de Florianópolis, no Costão do Santinho, em Santa Catarina. Na decisão, superou a alemã Annika Beck por 2 sets a 1, em uma partida de 2 horas e 36 minutos.. O título permitiu que ela subisse 30 posições no ranking da WTA, furando o top 50 mundial (48ª).
  • Atleta volta a treinar em Curitiba, agora para Wimbledon. Em junho, pelo tradicional torneio inglês, ela saiu na frente nos dois sets, mas permitiu a virada e acabou sendo eliminada na estreia do Grand Slam britânico pela italiana Camila Giorgi.
  • Em Roland Garros, Teliana derrotou três rivais. Na chave principal, eliminou a tenista francesa Fiona Ferro na estreia, mas em seguida, na segunda rodada, se defrontou com a nº 9 do ranking mundial, a russa Ekaterina Makarova. E em um duelo disputado, perdeu por 2 sets a 1.
  • Em abril, Teliana, então com 26 anos e 130ª do mundo, tornou-se a primeira tenista brasileira a conquistar um torneio de nível WTA depois de 27 anos. E para isso acontecer, na estreia da competição ela derrotou a campeã de Roland Garros de 2010, a italiana Francesca Schiavone.. Na final, ela derrotou a cazaque Yaroslava Shvedova, então 75ª colocada do ranking.
  • Tenista começou a temporada de 2015 com maus resultados, pois perdeu para a russa Ekaterina Bychkova no qualificatório do Aberto da Austrália
  • Mais forte e magra, Teliana Pereira treina em Curitiba em dezembro de 2014 centrada em terminar o ano entre as 50 melhores do mundo
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]