• Carregando...

O norte-americano Ashton Eaton quebrou na noite deste sábado (23) o recorde mundial do decatlo, o que lhe dá o rótulo de atleta mais completo do mundo, uma vez que a modalidade envolve dez diferentes provas: 100m, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura, 400m, 110m com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1.500m.

O recorde veio em Eugene, no terceiro dia da seletiva olímpica norte-americana de atletismo. Eaton, de 24 anos, venceu a disputa com um total de 9.039 pontos, superando o antigo recorde os 9.026 pontos que o checo Roman Sebrle alcançou em 2011. Os dois são os únicos a superar a barreira de nove mil pontos.

Outro grande nome do decatlo não teve sorte em Eugene. Bryan Clay, atual campeão olímpico, tropeçou em uma barreira na prova de 110 metros e foi eliminado. Sem os pontos, ficou impossível para ele terminar entre os três primeiros da forte seletiva norte-americana. Assim, Clay não vai poder defender o ouro olímpico.

Outras provas

Campeã mundial dos 100 metros, Carmelita Jeter venceu a seletiva americana com 10s92 e se garantiu nos Jogos de Londres. Tianna Madison chegou em segundo e também carimbou o passaporte.

O problema é que Allyson Felix e Jeneba Tarmoh empataram na terceira posição, com idênticos 11s07. A Federação Norte-Americana ainda não sabe o que fazer, uma vez que só há três vagas olímpicas por país no atletismo. Uma corrida de desempate não está descartada.

Nos 100m com barreira, nenhuma surpresa. Vitória de Dawn Harper, que, assim, está classificada para defender o ouro olímpico conquistado em Pequim. Kellie Wells e Lolo Jones serão as outras representantes dos EUA em Londres nesta prova.

Ainda na fase qualificatória dos 100m masculino, Justin Gatlin foi o mais rápido, com 9s90, único a correr abaixo dos 10s. Tyson Gay fez 10s00 e Walter Dix um pouco mais: 10s03.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]