• Carregando...
Paranaenses representarão o estado em Brasília | Divulgação
Paranaenses representarão o estado em Brasília| Foto: Divulgação

O terceiro Campeonato Brasileiro de Pôquer por equipes começa nessa sexta-feira (9), em Brasília. Sete paranaenses vão representar o estado na disputa que ocorrerá até sábado (10). O mais curioso é que, em uma disputa onde grandes quantias de dinheiro motivam profissionais e amadores, nenhum dos jogadores irá receber um centavo sequer caso leve o Paraná ao título nacional.

A premiação dessa disputa, que ocorre antes da etapa candanga do Brazilian Series of Poker (BSOP) – o campeonato nacional de pôquer – se resume a medalhas e troféus. Nada de grana. O que não impede que 18 seleções estaduais com os maiores jogadores do Brasil estejam na disputa, totalizando 108 jogadores.

“O que nos motiva é representar e fazer o melhor pelo nosso estado”, conta Leandro Amarula, técnico da seleção paranaense. O jogador disputou as duas primeiras edições da competição, em 2013 e 2014, ajudando o Paraná a ficar em terceiro lugar nos dois anos.

“O nosso estado é o único que ficou entre os três primeiros colocados nos dois anos. A nossa meta é pelo menos repetir o feito também esse ano”, conta Amarula. “Eu tenho orgulho de dizer que tenho duas medalhas do Brasileiro representando o meu estado”, acrescenta.

Dicas esportivas (com ou sem tevê) para um feriado sem Brasileirão

Leia a matéria completa

Para as mesas, foram convocados seis jogadores do estado. Yuri Martins é o mais conhecido deles. Único que esteve nas outras edições, além de Amarula, Martins foi vice-campeão mundial de pôquer online no ano passado e será o capitão dos paranaenses neste ano. Completam o time Flávio Dmitruk, campeão estadual em 2014, além de Thiago Crema, Paulo Santiago, Eduardo Garla e Dayane Kotoviezy.

Todos os representantes do estado foram convidados pelos resultados nos torneios ao vivo e online. A Federação Paranaense de Texas Holdem (modalidade mais jogada atualmente, em que cada jogador recebe duas cartas e precisa combiná-las com as cinco que estão na mesa) banca as despesas da equipe.

O campeonato

A disputa é composta por dois torneios subdivididos em quatro modalidades: 9 Max (Texas Holdem com no máximo nove jogadores por mesa); 6 Max (Texas Holdem com no máximo seis jogadores por mesa); Omaha (em que cada jogador recebe quatro cartas); e Heads up (com dois jogadores por mesa).

Os 12 estados com as melhores pontuações somando os dois torneios classificam-se para o segundo dia, onde todos jogam apenas o Texas Holdem 9 Max, o mais tradicional. A pontuação dos dois dias é somada para definir o estado campeão.

Em 2014, o campeão foi Amazonas, seguido do Distrito Federal e Paraná.

Cinco dicas de um campeão mundial de pôquer:

5 dicas de um vice-campeão mundial para melhorar no poker

Curitibano, 22 anos, Yuri Martins foi vice-campeão mundial do World Championship of Online Poker (WCOOP) em setembro. Conheça os passos adotados pelo jovem jogador para alcançar o maior feito de um brasileiro na história da modalidade.

+ VÍDEOS

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]