• Carregando...
 | Henry Milleo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Fechado desde dezembro de 2013, o Ginásio do Tarumã recebe os últimos retoques para mais uma reinauguração, no fim de março. E o retorno do cinquentão pode acontecer sob nova direção.

Após passar por reformas profundas, com investimento de R$ 1,5 milhão do governo estadual, o Ginásio Professor Almir Nelson de Almeida deve ser entregue para a prefeitura de Curitiba na data do aniversário da cidade (29/3). O governador Beto Richa (PSDB) e o prefeito Rafael Greca (PMN) têm conversado sobre uma parceria para tentar retomar a vida do histórico palco do esporte paranaense.

“Uma ideia nossa é uma fazer uma parceria com o prefeito Rafael Greca e com o secretário Marcelo Richa [da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude] e repassar [o ginásio] ao município para que a prefeitura cuide e possa desenvolver as atividades esportivas aqui”, conta o secretário Douglas Fabrício, titular da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, à Gazeta do Povo.

A interdição do ginásio – que recebeu apenas três eventos em seu último ano de funcionamento – aconteceu por causa da falta de saídas de emergência adequadas, segundo o Corpo de Bombeiros.

Agora, o local ganhou novo telhado, caixa d’água, pintura, melhorias na iluminação e vestiários, além de uma nova quadra para substituir o desgastado piso de ipê que estava lá desde a inauguração, em 1965. A capacidade de público atual é para 4.555 pessoas sentadas.

A última grande reforma havia sido feita em 2009. Para continuar em bom estado, a manutenção estimada é de R$ 50 mil mensais. “Espero que essa reforma dure um bom tempo. Estamos deixando o ginásio praticamente novo”, garante Fabrício.

A previsão inicial era que o Tarumã fosse reaberto até fevereiro do ano passado. Depois, o prazo passou para dezembro, para receber a fase final dos Jogos da Juventude do Paraná. A entrega, de fato, deve ficar somente para a festa de 324 anos de Curitiba, mas o primeiro grande evento seria o retorno do técnico Bernardinho ao ginásio que foi sua casa entre 1997 e 2004, quando comandou o time feminino de vôlei do Rexona.

O plano é realizar, em abril, uma partida com ex-jogadoras da tradicional equipe. Reviver os tempos em que o Ginásio do Tarumã pulsava com jogos de alto nível, por outro lado, ainda está mais para nostalgia.

“Acho que é possível, mas quando se fala em esporte de rendimento precisamos do apoio da iniciativa privada”, lembra o secretário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]