• Carregando...
Vladimir Putin com  Yelena Isinbayeva, estrela que está fora por causa da punição à equipe de atletismo russa. | ALEXANDER ZEMLIANICHENKO/AFP
Vladimir Putin com Yelena Isinbayeva, estrela que está fora por causa da punição à equipe de atletismo russa.| Foto: ALEXANDER ZEMLIANICHENKO/AFP

Os Jogos Olímpicos do Rio serão menos espetaculares e as vitórias dos outros atletas terão menos brilho devido à ausência de seus adversários russos, afirmou nesta quarta-feira (27) o presidente russo Vladimir Putin.

Alguns atletas russos foram desclassificados por suas respectivas federações internacionais por seu antecedente com doping.

“Sem eles, a competição será menos espetacular e as vitórias terão um sabor totalmente diferente”, acrescentou o presidente russo durante uma recepção no Kremlin à seleção olímpica nacional, reduzida em dezenas de atletas por causa do escândalo do doping.

Guia da Olimpíada Rio-2016

Leia a matéria completa

A respeito da exclusão por parte do Comitê Olímpico Internacional (COI), Putin declarou que decisão “está além de qualquer compreensão”.

“A questão dos atletas russos sai do campo legal e está além de qualquer compreensão”, sentenciou.

A delegação russa já perdeu mais de 25% de sua equipe para o Rio-2016 por conta do doping. Até agora, 105 dos 387 atletas russos previstos para viajar ao Brasil já foram excluídos dos Jogos e a lista pode crescer nos próximos dias.

Entre os suspensos, estão diversos campeões mundiais e olímpicos, promessas de medalhas aos russos no Brasil, o que torna difícil de ser alcançada a meta do Kremlin de ficar entre os três primeiros países em termos de medalhas.

As decisões foram tomadas depois que um informe da Wada indicou que Moscou promovia um “doping de estado”. O COI, porém, optou por não excluir a delegação russa, lavou as mãos e pediu para que cada federação esportiva avaliasse os atletas russos em suas modalidades.

No total, a Rússia planejava levar ao Brasil 387 atletas. Mas mais de um quarto já foram excluídos na canoagem, natação, pentatlo moderno, atletismo, vela e remo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]