• Carregando...
Teliana Pereira vai estrear contra Ekateriana Makarova em Roland Garros. | Antônio More/Gazeta do Povo
Teliana Pereira vai estrear contra Ekateriana Makarova em Roland Garros.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Teliana Pereira tem a oportunidade de coroar nesta semana a já considerada melhor temporada no seu “território”: o saibro.

Em abril, ela iniciou a campanha no seu piso preferido com um desempenho inimaginável. Escalou o ranking mundial em 70 posições, acumulou inéditos 487 pontos e embolsou cerca de R$ 212 mil em premiação.

Em Roland Garros, seu torneio predileto, nesta quarta-feira (27), a atleta de 26 anos encara a russa Ekaterina Makarova, número 9 do mundo – a adversária venceu o Aberto dos Estados Unidos de 2012 nas duplas mistas ao lado do brasileiro Bruno Soares.

Para chegar à segunda fase no Aberto da França, a pernambucana radicada no Paraná precisou passar pelo qualificatório. Na estreia na chave principal, derrotou a jovem francesa Fiona Ferro por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2.

Em 2014, a brasileira também conquistou uma vitória no saibro de Paris, ao superar a tailandesa Luksika Kumkhum de virada, tornando-se a primeira brasileira em 25 anos a ganhar uma partida de Grand Slam – conjunto dos quatro principais torneios do circuito. Ela, porém, perdeu na segunda rodada para a romena Sorana Cirstea.

Para tentar melhorar o feito, Teliana conta com uma mudança expressiva na sua preparação. Além de uma mini-temporada de treinos em Curitiba, ela aliou ao trabalho uma mudança substancial na sua alimentação, com restrições a glúten e lactose. Resultado: ficou mais disposta, mais magra e mais forte.

“Deu uma diferença gigantesca. O principal foi que eu perdi muita gordura, que é o que realmente pesa. Estou mais fina, mais definida, leve na quadra. Isso acaba mudando meu jogo e me ajudando bastante”, explicou.

Os resultados vieram na vitória no WTA de Bogotá, quebrando um jejum de 27 anos sem títulos do país. Ela também alcançou outros triunfos em torneios importantes, que lhe garantiram sair do 146.ª para a 76.ª colocação, o mais alto posto da sua carreira.

Na somatória de pontos desde o ano passado, hoje ela tem 745 no total. Se comparado os 11 primeiros torneios do ano em relação a 2014, é nítido o salto. Em 2014, ela fez 262 pontos; agora 487.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]