• Carregando...
Radicada em Curitiba, Teliana Pereira terá adversária complicada na primeira partida do Aberto dos Estados Unidos. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Radicada em Curitiba, Teliana Pereira terá adversária complicada na primeira partida do Aberto dos Estados Unidos.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Teliana Pereira conheceu nesta quinta-feira sua adversária de estreia no US Open, que terá início na segunda-feira, em Nova York. A número 1 do Brasil, e 53ª do ranking, estreará no quarto e último Grand Slam da temporada contra a russa Ekaterina Makarova, 13ª cabeça de chave e semifinalista em 2014. As favoritas Serena Williams, Simona Halep e Maria Sharapova também conheceram suas rivais de estreia e seus caminhos na chave até a final.

Será apenas a segunda vez que Teliana enfrentará Makarova no circuito profissional. O primeiro duelo foi justamente neste ano, em Roland Garros. A russa levou a melhor em três sets, na segunda rodada. No US Open, a brasileira ainda tenta vencer a primeira na chave principal. Seu melhor resultado foi obtido em 2014 quando estreou direto na chave, porém com derrota.

Sei que vai ser um jogo duro [contra Makarova], mas quero sair com um bom resultado. Fiz um ótimo jogo em Paris, no saibro. Aqui é quadra rápida, mas cheguei bem preparada.

Teliana Pereira, tenista número 1 do Brasil

“Sei que vai ser um jogo duro, mas quero entrar para fazer o meu melhor e sair com um bom resultado”, prevê Teliana, confiante após mostrar bom desempenho contra a russa em Roland Garros. “Fiz um ótimo jogo em Paris. Mas as condições eram diferentes. O jogo foi no saibro e agora aqui em Nova York é quadra rápida. Mas cheguei bem preparada e tenho alguns dias para treinar no US Open mesmo.”

Enquanto Teliana tentará melhor seu rendimento na quadra rápida de Nova York, a local Serena Williams vai entrar na disputa sonhando grande. A número 1 do mundo busca o sétimo título do US Open e, ainda mais histórico, ela quer fechar o Grand Slam neste ano (já venceu o Aberto da Austrália, Roland Garros e Wimbledon em 2015).

Para tanto, iniciará a disputa em Nova York contra a russa Vitalia Diatchenko, 86ª do ranking da WTA. Na segunda rodada, poderá pegar a croata Mirjana Lucic-Baroni e, na sequência, tem boas chances de cruzar com a local Sloane Stephens, representante da nova geração americana e frequentemente comparada com a própria Serena.

A chave começa a endurecer a partir das oitavas de final. Sua possível adversária é a experiente polonesa Agnieszka Radwanska. Na sequência, Serena poderá cruzar com a suíça Belinda Bencic, sua algoz em Toronto, há duas semanas, ou com a irmã Venus Williams. Na semifinal, a líder do ranking tem como provável rival a russa Maria Sharapova.

Djokovic vai estrear diante do brasileiro Feijão no US Open

Em péssima fase no circuito mundial do tênis, com seis derrotas consecutivas, o brasileiro João Souza, o Feijão, terá um desafio extremamente complicado no seu jogo de estreia no US Open. Sorteio realizado nesta quinta-feira apontou o brasileiro como primeiro adversário do sérvio Novak Djokovic, o líder do ranking da ATP.O confronto entre o número

Leia a matéria completa

Sharapova será terceira cabeça de chave em Nova York porque perdeu a vice-liderança do ranking na semana passada. Assim, pode cruzar com Serena antes da final. Antes disso, porém, começará sua participação em Nova York contra a australiana Daria Gavrilova. Na terceira rodada, pode cruzar com a compatriota Svetlana Kuznetsova. Nas oitavas, Sharapova teria outra russa pela frente, Ekaterina Makarova. E, nas quartas, podem surgir as sérvias Ana Ivanovic e Jelena Jankovic e a canadense Eugenie Bouchard.

Na outra ponta da chave, a romena Simona Halep estreará contra a neozelandesa Marina Erakovic. Se confirmar o favoritismo, a segunda cabeça de chave poderá cruzar com a checa Petra Kvotiva na semifinal. A tenista da República Checa vai enfrentar na rodada de abertura uma rival do qualifying, ainda não definida.

A bielo-russa Victoria Azarenka, finalista do US Open em 2012 e 2013, pegará a checa Lucie Hradecka na primeira rodada. Depois, na terceira, pode cruzar com a alemã Angelique Kerber. Nas quartas de final, tem boas chances de encarar Halep.

Duplas

Além de única representante na chave de simples, Teliana disputará as duplas no US Open. Sua parceira será a romena Andrea Mitu. As futuras rivais de Teliana e Andrea ainda não foram definidas.

  • Atleta embarcou quarta-feira (26/8) para Nova York para a disputa do US Open. Torneio americano faz atleta fechar o ciclo de Grand Slans na temporada.
  • Atleta volta aos treinos em Curitiba, agora para o desfecho da temporada. O calendário é puxado. 31/09 - US Open ; 07/09 - Biarritz (FRA); 14/09 H St Malo (FRA); 28/9- WTA Premier Wuhan (China) ;05/10- WTA Premier Beijing (China) ;12/10- WTA International Tianjin (China) .
  • Teliana recebeu em agosto o título de Cidadania Honorária de Curitiba. Com 27 anos de idade, a alagoana Teliana Pereira se mudou para a capital do Paraná com apenas 8 anos de idade. Ela começou a treinar em 2005 e, dois anos depois, conquistou o bronze no torneio de duplas dos Jogos Pan-Americanos realizados no Rio de Janeiro. Na carreira, já acumula 27 títulos. O evento foi prestigiado pelo ex-jogador Alex e família. A filha do ex-camisa 10 também é tenista.
  • Entre o final de julho e o início de agosto, Teliana faturou o WTA de Florianópolis, no Costão do Santinho, em Santa Catarina. Na decisão, superou a alemã Annika Beck por 2 sets a 1, em uma partida de 2 horas e 36 minutos.. O título permitiu que ela subisse 30 posições no ranking da WTA, furando o top 50 mundial (48ª).
  • Atleta volta a treinar em Curitiba, agora para Wimbledon. Em junho, pelo tradicional torneio inglês, ela saiu na frente nos dois sets, mas permitiu a virada e acabou sendo eliminada na estreia do Grand Slam britânico pela italiana Camila Giorgi.
  • Em Roland Garros, Teliana derrotou três rivais. Na chave principal, eliminou a tenista francesa Fiona Ferro na estreia, mas em seguida, na segunda rodada, se defrontou com a nº 9 do ranking mundial, a russa Ekaterina Makarova. E em um duelo disputado, perdeu por 2 sets a 1.
  • Em abril, Teliana, então com 26 anos e 130ª do mundo, tornou-se a primeira tenista brasileira a conquistar um torneio de nível WTA depois de 27 anos. E para isso acontecer, na estreia da competição ela derrotou a campeã de Roland Garros de 2010, a italiana Francesca Schiavone.. Na final, ela derrotou a cazaque Yaroslava Shvedova, então 75ª colocada do ranking.
  • Tenista começou a temporada de 2015 com maus resultados, pois perdeu para a russa Ekaterina Bychkova no qualificatório do Aberto da Austrália
  • Mais forte e magra, Teliana Pereira treina em Curitiba em dezembro de 2014 centrada em terminar o ano entre as 50 melhores do mundo
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]