• Carregando...
Teliana Pereira comemora o último ponto em Bogotá. | Leonardo Muñoz/EFE
Teliana Pereira comemora o último ponto em Bogotá.| Foto: Leonardo Muñoz/EFE

Teliana Pereira quebrou, neste domingo (19), um jejum de 27 anos do tênis brasileiro. A pernambucana radicada em Curitiba derrotou a cazaque Yaroslava Shvedova, número 75 do mundo, e sagrou-se campeão do Torneio de Bogotá, integrante do circuito da WTA, a Associação Feminina de Tênis. Teliana venceu a partida por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/2) e 6/1.

“Acho que ainda estou em choque. Não estou acreditando. Foi a melhor semana da minha vida. Desde sempre eu treinava sonhando em ganhar um WTA e agora consegui. Foi muito importante ter jogado Medelin. Lá também tinha altitude, como aqui e foi uma preparação muito boa,” contou Teliana, que venceu a 10ª partida seguida. Ela foi campeã de um Challenger em Medelin na semana passada.

A brasileira esperava uma partida difícil. “Sabia que seria um jogo duríssimo. A Yaroslava saca muito bem e quando o jogo começou eu não sabia onde ficar para devolver o saque. Mas depois fui mais pro fundo e tudo melhorou. O mais importante é que eu estava muito sólida a semana toda. Fisicamente eu estava muito bem também.”

Com 26 anos e atualmente 130ª do mundo, Teliana deverá subir 49 colocações e atingir o 81º lugar, o que seria a melhor posição de sua carreira. Até então, o melhor ranking da tenista foi o 87º lugar em 2013. Na campanha do título em Bogotá, ela chegou a eliminar a italiana Francesca Schiavone, campeã de Roland Garros em 2011, logo na estreia.

A última conquista brasileira em um torneio da WTA havia sido em 1988, com Niege Dias, em Barcelona. Até este domingo, nenhuma outra tenista do país havia conseguido sequer decidir um título do circuito desde a campanha de Niege na Espanha.

Depois de conquistar o trofeu da WTA, Teliana lembrou de momentos difíceis da carreira, como as lesões no joelho, em 2009 e no ano passado. Na cerimônia de premiação, a tenista citou o primeiro treinador, Didier Rayon.

Foi na academia do francês, em Curitiba, que ela começou a jogar tênis, quando a família se mudou do sertão de Pernambuco para cá. Na academia de Rayon, Teliana e os irmãos eram pegadores de bola e começaram a jogar tênis a partir daí.

O WTA de Bogotá foi o segundo de uma série de cinco torneios que Teliana disputa antes de Roland Garros.

Teliana

Natural de Águas Belas (PE), Teliana mudou-se com a família para o Paraná ainda criança. Ela iniciou sua carreira profissional em 2005 e, em 2007, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio, ao lado de Joana Cortez, nas duplas.

Em 2013, ela se tornou a primeira brasileira a alcançar a semifinal de um WTA desde 1989. Ainda naquele ano, se tornou no top 100 na WTA. Em 2014, Teliana conseguiu disputar pela primeira vez na carreira a chave principal de todos os Grand Slams.

O Torneio de Bogotá faz parte da preparação de Teliana Pereira para Roland Garros, a partir do fim de maio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]