• Carregando...
 | Christian Rizzi/Gazeta do Povo
| Foto: Christian Rizzi/Gazeta do Povo

O sábado (20) foi marcado pelas competições do X Games Foz do Iguaçu realizadas com a 'companhia' das Cataratas. As finais do skate e ciclismo BMX vertical ocorreram no Parque Nacional do Iguaçu e atraíram um bom público.

Nas duas disputas, atletas norte-americanos subiram ao lugar mais alto do pódio. Entre os skatistas, o ouro ficou com um veterano: Bucky Lasek, de 40 anos, conquistou seu quinto ouro nos jogos nesta prova. Dois brasileiros completaram o pódio: Sandro "Mineirinho" Dias, em segundo, e Marcelo Bastos, em terceiro.

O calor na hora da final – a temperatura ficou em torno de 30º C – atrapalhou os competidores. "A gente sofreu muito, ainda mais em uma competição tão longa como essa [cerca de duas horas e meia]. Em um dos lados do half-pipe, o sol vinha bem na nossa cara", declarou Mineirinho.

Na disputa entre os ciclistas no half-pipe, realizada logo depois do skate vertical, reforçou a soberania de Jamie Bestwick. O norte-americano ganhou simplesmente seu sétimo ouro consecutivo na prova dentro do X Games. Em Foz, alcançou 91 pontos, contra 82 do chileno Coco Zurita, medalhista de prata e 78 do australiano Steve McCann.

Outras provas

Além das disputas perto das Cataratas, outras quatro finais foram realizadas no Parque Infraero, outro local de provas no evento. Na Street League Skateboarding, em que os atletas realizam manobras em obstáculos de rua (corrimões, bancos, escadas), Nyjah Huston conquistou o bicampeonato no X Games. O pódio foi todo dos Estados Unidos com Sean Malto em segundo e Torey Pudwill em terceiro.

O brasileiro Luan Oliveira acabou em quarto. Depois de ficar em segundo nas eliminatórias, ele realizou bons movimentos na pista na final, mas perdeu desempenho na última série de manobras (cada skatista participava de três).

No BMX Park, o australiano Kyle Baldock realizou as melhores manobras no bowl, uma espécie de fundo de piscinas repleto de ondulações. Ele somou 74 pontos e deixou para trás os norte-americanos Pat Casey e Dennis Enarson.

Na final do BMX Dirt, Baldock garantiu o seu segundo ouro do dia. No Dirt, cada piloto tem direito à quatro voltas para apresentar suas manobras. Com a manobra 720 Corkscrew, ele garantiu a vitória, com 92 pontos.

Já na decisão do Moto X Speed & Style quem venceu foi Lance Coury, dos Estados Unidos. A prata acabou nas mãos do norueguês Andre Villa. Os dois haviam se destacado desde as quartas de final com boas pontuações. No fim, Coury ganhou com placar folgado: 97.85 pontos contra 84.66 de Villa.

Terceiro dia de X Games

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]